Por Niágara Braga
O brasileiro já nasce com pós-graduação em marketing e memes.
Você concorda?
Criatividade é uma característica natural do brasileiro e, por isso, vemos tantas ideias criativas também no marketing, mesmo de forma simples. Simples, mas criativa e efetiva.
O que torna uma estratégia de marketing boa não é sua sofisticação, mas sua efetividade.
Por isso, temos sim o que aprender com essas estratégias e “sacadas” do marketing popular do brasileiro. Aqui nós listamos 4 coisas a aprender para colocar em prática também no nosso planejamento. Vamos conferir?
1 – Esteja sempre ligado e aproveite o timming
Aproveitar assuntos que estão tendo repercussão nas redes sociais para criar uma campanha de marketing que possa dialogar com o assunto em questão é uma ótima estratégia. Uma boa dica é ficar ligado nos trending topics do Twitter. Usar memes que estão bombando, também é uma ótima ideia.
Nas últimas semanas, o namoro de Luísa Sonza com Vitão quebrou a internet (entenda aqui), o que chamou a atenção de alguns brasileiros pós-graduados no marketing da zueira.
Essa foi uma das campanhas mais bem-sucedidas. Ela foi compartilhada em contas de memes e de criadores de conteúdo, tendo grande repercussão nas redes. A campanha rendeu um engajamento bem fora da média para o @kayo_sushibar, com cerca de 3.800 curtidas e 650 comentários, sendo que os posts anteriores tinham em média 80 curtidas e 5 comentários.
Mas o romance dos cantores rendeu ainda outras ideias, confira:
2 – Se aproprie dos símbolos
Quando nós nos apropriamos e dialogamos com símbolos comuns ao imaginário social, nós nos aproximamos das pessoas que compartilham esses símbolos e criamos uma “intimidade”. Essa associação simbólica pode ser explícita e bem divertida:
Mas essa estratégia também pode ser mais segmentada. Como é o caso da @eufrida.oficial, que dialogou com símbolo feminista da Frida Khalo para associar a uma marca de camisetas empoderadas. Mais uma estratégia bem-sucedida, né?
3 – E quem não gosta de humor?
Claro, tem algumas pessoas que não gostam e algumas empresas que também não se encaixam nesse perfil. Mas, em geral, pitadas de humor são sempre uma boa pedida. Quando conseguimos realizar uma campanha divertida, ela é mais facilmente aceita e tem mais chances de repercutir de forma orgânica.
Algumas marcas apostam com tudo no humor:
Enquanto outras possuem um perfil mais “misto”, para dar conta de vários perfis de personas. Mas dão aquela pitadinha de humor para dar up no engajamento.
4 – Seja ousado
A ousadia é uma das características mais marcantes do marketing dos brasileiros e, talvez por isso, que dê tão certo. Claro que, às vezes, a ousadia pode nos levar ao erro, mas se não arriscarmos nunca sairemos do lugar.
Confira abaixo algumas ideias ousadas:
E aí, gostou do nosso bate-papo de hoje? Achou que a ousadia do brasileiro acertou ou errou nessas ideias? 😅 Conta para nós lá no Instagram @usinadenoticias.