Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.

Edição: Caroline Escobar – Jornalista.

Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Para você que trabalha com marketing de conteúdo, o Calendário Editorial é uma ferramenta essencial. Trata-se de um planejamento detalhado para definir os formatos e temas de conteúdo que serão produzidos em um determinado espaço de tempo. Dessa forma, você aumenta a qualidade, eficácia e organização dos conteúdos produzidos.

Continue a leitura e confira 4 dicas de como construir um Calendário Editorial.

Boa leitura!

01. Ferramenta Ideal

Existem muitas ferramentas para criar um Calendário Editorial, mas a escolha dependerá das restrições ou vontades da empresa. O Google Planilhas, Excel e Calendar são algumas opções de apps para a construção do calendário. Escolha um e comece o trabalho!

02. Planejamento de Estratégia

Após ter as ferramentas em mãos, comece a planejar e documentar sua estratégia no Calendário Editorial. Faça definições como: frequência de postagem, palavras-chave, datas, horários e etc. Como já vimos anteriormente aqui no Blog da Usina, o planejamento e o cronograma de conteúdos são muito importantes.

03. Estratégia de Divulgação

Nesta etapa, utilize o seu calendário para definir, por exemplo, em quais redes sociais o seu conteúdo será publicado, além da frequência de postagem e a utilização do Email Marketing, por exemplo, que também é uma ferramenta muito importante para a divulgação em massa de suas publicações.

04. Acompanhamento

Com todas as etapas anteriores bem definidas, comece a acompanhar corretamente o calendário e veja os resultados para poder melhorar constantemente a sua estratégia. Lembre-se que todos os processos citados acima são estabelecidos com o objetivo de “manter a roda girando”.

Mesmo sendo construído de formas diferentes para cada empresa, o Calendário Editorial é fundamental para a sua estratégia de conteúdo e organização dos seus resultados e objetivos. Lembre-se de manter o seu calendário sempre atualizado e de compartilhá-lo com a sua equipe para que todos possam acompanhar o desenvolvimento do trabalho e os resultados.

Agora que você já sabe como desenvolver um Calendário Editorial, mãos à obra! 

Deixe um comentário

7 + 20 =