Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.

Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Você certamente sabe que as redes sociais desempenham um papel fundamental nas estratégias de comunicação das empresas. Bom, o Social Media, profissional responsável por fazer a gestão das redes e da presença digital da marca, também é crucial para este meio. Mesmo assim, existem erros comuns que podem ser cometidos no processo e prejudicar a eficácia da estratégia.

Continue a leitura deste texto e confira 5 erros que todo Social Media precisa evitar. Boa leitura!

01. Falta de Planejamento Estratégico

Antes de tudo, tenha em mente um Planejamento Estratégico. Definir metas claras, o seu público-alvo, temas relevantes e a voz da sua marca são pontos fundamentais. Entenda a importância desta parte do processo de conteúdo aqui.

02. Não acompanhar as tendências

As redes sociais são dinâmicas e, portanto, as tendências costumam evoluir rapidamente. O Social Media não pode estar desatualizado, pois gera a impressão de que a marca está desconectada e seja pouco relevante. Tipo Internet Explorer, sabe?

03. Não adaptar para diferentes plataformas

Instagram, TikTok, Facebook, Twitter… Cada rede social possui seu público e formato único de conteúdo. Se você publicar o mesmo conteúdo em todas as plataformas, mas sem as adaptações específicas, verá seus resultados indo por água abaixo.

04. Inconsistência ou excesso de postagens

Tudo que é exagerado acaba sendo ruim, né? Seguindo a lógica, o excesso de inconsistência também é algo negativo quando se trata de postagens nas redes. Postar com muita frequência irá sobrecarregar os seguidores, enquanto a inconsistência fará com que a sua marca seja esquecida ou perca a relevância aos poucos. Equilíbrio, jovem Padawan!

05. Não analisar os dados

Como dizia Albert Einstein na era digital: “Pelo meus cálculos… Vai dar ruim.”


Ter a capacidade de analisar os dados e as métricas é essencial. Afinal, eles é que fornecem insights valiosos a respeito do desempenho de suas publicações, além de auxiliar na eficácia da estratégia. Com uma interpretação correta das informações você será capaz de fazer ajustes mais precisos e constantes.

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