Por Niágara Braga

Em 10 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Inclusão Social. E quando falamos em inclusão, não temos como deixar de falar em acessibilidade. E no nosso caso, enquanto produtores de conteúdo, a acessibilidade digital.

Ainda estamos engatinhando rumo a uma internet mais inclusiva. E por isso, precisamos falar sobre isso!

Trazemos abaixo algumas dicas práticas sobre como tornar o seu conteúdo mais inclusivo nas plataformas digitais. Confere!

1 – Tamanho das fontes: busque utilizar fontes médias, com boa visibilidade para facilitar a leitura.

2 – Cores: as cores devem seguir regras de contraste que contribuem para a identificação dos elementos.

3 – Alinhamento de texto: opte por alinhamentos à direita ou esquerda, centralizados e justificados dificultam a leitura.

4 – Itálico: evite texto em itálico, pois essa formatação dificulta a leitura.

5 – Espaçamento: prefira espaçamentos maiores entre os elementos para deixar mais clara a divisão do conteúdo.

6 – Adjetivos: opte pela descrição dos elementos (uma flor rosa desabrochando no campo) e não sua adjetivação (uma linda flor radiante).

7 – Legendas: faça legenda em seus vídeos, traduzindo o conteúdo falado.

8 – Texto simples: produza frases e parágrafos curtos, com ordem direta, voz ativa, sem figuras de linguagem ou termos pouco usuais.

Nossa fonte para este conteúdo foi o projeto Web Para Todos, que realiza ações de educação e conscientização das empresas e sociedade para promover a inclusão digital no Brasil.

E aí, gostou das dicas? Você já utiliza alguma delas no seu trabalho? Vem continuar esse bate-papo conosco e conta para nós lá no Instagram @usinadenoticias!

Deixe um comentário

um × 2 =