Por Niágara Braga, Jornalista e estudante de Psicologia.

Na era dos 280 caracteres, a atratividade, o poder de compilação e organização das informações é algo essencial para qualquer produtor de conteúdo digital.

Para que um conteúdo possa ter bom engajamento, ele precisa ser relevante, comunicar para o público certo (estratégia), ser direto em sua linguagem e sintético.

Nesse contexto, a técnica jornalística da Pirâmide Invertida se torna essencial. A Pirâmide Invertida é uma forma de organização do texto, que preza por uma mensagem direta e imediata. De acordo com essa técnica, as informações mais importantes devem ser mencionadas primeiro, logo de cara, sem suspense.

Porque assim, se o leitor não tivesse muito tempo, pode ler apenas a primeira parte das notícias e já ficar informado sobre o essencial. O objetivo é informar de forma direta e eficiente, considerando a escassez do tempo.

Considerando que hoje o tempo é um dos nossos bens mais preciosos, essa técnica se torna ainda mais importante. E nós vamos ensinar como aplicá-la ao seu conteúdo! Confere!

– Lead: É o que deve ter no seu primeiro parágrafo, as informações básicas: o que, onde, quem e quando. Alguns autores incluem o “por quê” e “como”, mas outros entendem essas informações como secundárias.

– Informações secundárias: É o que deve entrar no segundo parágrafo ou após as informações básicas. Pode entrar o “como”, “por quê”, aspas de alguma fonte, o complemento de algum dado do lead.

– Detalhes menores: É o que fica mais ao final de seu texto. São informações que apenas complementam, mas não são essenciais. Tudo que for essencial, deve ser passado logo “de cara”.

É importante lembrar que aqui estamos falando de conteúdo em geral, não necessariamente texto. Conteúdo pode ser um roteiro de vídeo para o reels, ou uma sequência de carrossel para o feed, um vídeo para o IGTV, etc.

O importante é entender a lógica que é sempre entregar as informações mais importantes primeiro. Porque se o leitor ou o seguidor se atrair pela informação, ele pode permanecer no seu conteúdo para consumir até o final.

Se você gostou da nossa dica e quer mais conteúdos como este, siga-nos no Instagram @usinadenoticias!

Deixe um comentário

14 − 13 =