Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.
Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.
Entre campanhas de Marketing Digital, uma das que mais têm obtido destaque é a de Marketing de Influência. Muitas marcas e empresas perceberam essa área como uma oportunidade de negócio para desenvolver estratégias de engajamento.
Neste texto, você entende melhor como e por que as empresas devem investir em Marketing de Influência. Boa leitura e continue conosco!
Antes de tudo: o que é o Marketing de Influência?
Como o próprio nome sugere, o Marketing de Influência é uma estratégia do Marketing Digital que ocorre por meio das plataformas digitais (Instagram, YouTube, Tik Tok e etc) e envolve produtores de conteúdo independentes que possuem certa influência sobre grandes públicos bastante engajados – os influenciadores.
O objetivo, no geral, é criar uma ponte entre marca e público influenciado, impactando positivamente a sua estratégia. Outras vantagens são:
- Gerar valor;
- Estabelecer confiança para a sua marca;
- Adquirir novos clientes;
- Encantar o seu público-alvo; e
- Influenciar na decisão de compra.
Sendo assim, é a partir dessa identificação que as marcas estabelecem parcerias que devem utilizar, apresentar e divulgar os produtos e serviços de determinada empresa.
Por que investir em Marketing de Influência
A Inflr, adtech pioneira em ações com influenciadores digitais, realizou uma pesquisa com cerca de 100 empresas e estabeleceu um panorama para avaliar as expectativas de crescimento e investimento do Marketing de Influência em 2023.
O resultado obtido foi que 70% das empresas entrevistadas direcionaram recursos para Marketing de Influência só em 2022. Pelo levantamento, até o final de 2023 as marcas e empresas pretendem investir 64% a mais de recursos nessas ações em comparação com o ano anterior.
Como colocar em prática
Durante este texto, você pôde entender por que as empresas devem investir em Marketing de Influência. Mas como colocar em prática?
Antes de tudo, é necessário definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Você está lançando um produto? Quer aumentar o seu alcance ou somente se tornar conhecido e reconhecido? Pense nesses detalhes para definir o ponto de partida.
Outro detalhe necessário é entender a persona para qual você e o influencer estão se comunicando nas estratégias de Marketing.
Bônus: Escolha os influenciadores certos! Defina um criador de conteúdo que converse diretamente – e com respeito – com o seu público-alvo.
Agora que você sabe como e por que as empresas devem investir em Marketing de Influência, é hora de colocar em prática e testar.
Continue acompanhando o Blog da Usina para mais conteúdos como esse.