Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.

Se você estuda ou trabalha com comunicação, com toda certeza já escutou o termo persona. Porém, no meio de tantos conceitos e estratégias, muitas vezes esquecemos de focar nele. Nesse texto, vamos te contar mais sobre persona e por quê é um termo tão importante nas suas estratégias.

A persona é o público-alvo do seu negócio, quem vai consumir o produto ou conteúdo que você está criando. Sendo assim, ela é uma das partes mais importantes da sua estratégia, onde todo o plano de Marketing a ser montado será construído ao redor dessa persona. Aqui dá para pensarmos naquele velho ditado:

Quem são? Onde vivem? Do que se alimentam?

Então, o primeiro passo é entender quem é essa persona, qual a faixa etária, interesses, nível de escolaridade e etc. Quanto mais você conseguir especificar esse indivíduo, melhor vai ser.

Quanto mais o cliente se identificar com a campanha do produto que está sendo oferecido, mais ele irá se sentir inclinado a consumir o conteúdo.

Exemplo: Se você está vendendo conteúdo sobre jogos de videogame, quanto mais você utilizar elementos conhecidos desse universo, como jargão da comunidade, elementos gráficos relacionados ao assunto e etc, mais os jogadores vão se interessar pelo seu produto, porque eles irão se sentir representados, gerando uma conexão. No Marketing, gerar conexões é metade do caminho.

Para auxiliar você, confira essas 8 dicas para construir a persona da sua marca:

  1. Qual a faixa etária mais comum?
  2. Qual o sexo da maioria do meu público?
  3. Qual o ramo profissional?
  4. Quais as principais dificuldades?
  5. Quais as motivações?
  6. Quais os interesses?
  7. Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
  8. De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?

Seguindo essas perguntas, você será capaz de ter uma ideia mais específica de para quem você está produzindo conteúdo. E AH! Última dica: Nunca se esqueça da persona. Afinal, ela será o seu guia em cada uma das estratégias.

8 Thoughts to “A importância da persona nas estratégias de Marketing”

  1. […] deve analisar o seu público e levar em consideração o que ele quer. Como já falamos aqui: a persona é muito importante para a sua estratégia. Aplique o Storytelling na sua próxima estratégia de conteúdo e veja os resultados. Você vai se […]

  2. […] primeiro lugar, você precisa conhecer bem o público-alvo do seu produto. A persona é importante em qualquer estratégia de Marketing, o que o atrai, quais as suas dificuldades, o que ele está buscando e etc. Só assim você será […]

  3. […] é o caminho que você vai seguir, as metas para cada etapa. Para construir uma boa estratégia é importante ter a persona bem definida. Confira no Blog da Usina alguns dos conceitos necessários para uma boa estratégia de […]

  4. […] para um bom Marketing de Conteúdo é conhecer e definir o seu público! Como já falado aqui, saber quem é a sua persona é de extrema importância. Isso porque, na hora de promover sua marca, você precisa entender quem é o seu consumidor, com o […]

  5. […] uma melhor perspectiva sobre o consumidor. Dentro de seus processos, tenha o hábito de analisar a persona […]

  6. […] Outro detalhe necessário é entender a persona para qual você e o influencer estão se comunicando nas estratégias de Marketing. […]

  7. […] Pense nesses pontos e estabeleça um ponto de partida! Além disso, também é extremamente importante que a marca conheça bem o público-alvo para definir os perfis parceiros de interesse para determinada campanha. Saiba mais sobre a importância da persona nesta leitura. […]

  8. […] O sticker das enquetes nos stories do Instagram é uma ferramenta com muito potencial para você descobrir um pouco mais das vontades do seu público-alvo e o que pensam. Também faz com que seus seguidores possam conhecer um pouco mais da sua empresa ou pedir alguma opinião sobre um serviço ou determinado produto. Para este tópico, também é extremamente importante que você conheça a sua persona. […]

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