Texto: Gabriella Von Flebbe – Estudante de Jornalismo.

Edição e Revisão Final: Nathalia Kerkhoven – Jornalista.

Marketing de Conteúdo: estamos cada vez mais acostumados a ouvir falar sobre esse termo. E a cada dia fica mais claro que para uma empresa ser bem-sucedida, ela precisa saber como aplicar esse recurso. De acordo com o Content Marketing Institute, nos Estados Unidos, o Marketing de Conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, com o intuito de atrair e engajar consumidores e os incentiva a realizar uma ação que gere lucro.

Shocked Michael The Office GIF | GIFDB.com

 Mas por onde começar?  

O primeiro passo para um bom Marketing de Conteúdo é conhecer e definir o seu público! Como já falado aqui, saber quem é a sua persona é de extrema importância. Isso porque, na hora de promover sua marca, você precisa entender quem é o seu consumidor, com o que ele se identifica e o que ele quer. Então analise com cuidado quem é o seu público, qual a faixa etária, gênero, escolaridade, entre outros. 

Depois disso, o segundo passo é estabelecer um objetivo, um foco. É aquele velho ditado “se você não sabe onde quer chegar, não importa qual caminho vai seguir”. Não adianta produzir um monte de conteúdo sem ter um foco específico e um objetivo que você deseja alcançar. Então pense: ‘o meu objetivo é captar novos clientes? Fidelizar aqueles que já existem? Promover um novo serviço?’ Tudo é importante, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e isso nos leva ao terceiro passo. 

PLANEJE! 

O Planejamento é o melhor amigo do Marketing de Conteúdo! Você precisa estabelecer uma estratégia, definir um formato e deixar o seu projeto o mais redondo possível. Em qualquer campanha ou ação é fundamental que você tenha um caminho estabelecido pelo qual se guiar e o planejamento vai ser isso. 

Depois disso, você pode entrar no 4º passo e começar a de fato produzir o seu conteúdo, lembrando sempre que, apesar de quantidade não ser sinônimo de qualidade, frequência é algo muito importante! Hoje em dia a memória dos consumidores é curta e você tem que estar sempre reforçando a sua presença para o público.  

Por último, mas definitivamente não menos importante: observe e repense!  

É fundamental ficar atento à receptividade do público ao seu conteúdo e, se não estiver sendo bem recebido, você precisa repensar a sua estratégia. É sempre muito importante estar atento aos comentários do público, não faz sentido ficar insistindo no mesmo conteúdo se aquilo não está dando certo, então dê um passo para trás, analise a situação e faça ajustes. 

Ryan Takes Notes Down During Interview (The Office) | Gifrific

Que tal colocar em prática essas dicas? 

Aqui no blog da Usina falamos muito sobre Marketing e Comunicação, então não deixe de acompanhar os nossos textos para mais dicas! 

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