Texto: Nathalia Kerkhoven – Jornalista.
Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.
Já falamos por aqui sobre a importância de conhecer a sua persona, já que é ela quem vai ditar, de forma mais específica, o tipo de conteúdo que você deve produzir e o serviço que deve vender. Mas você já se perguntou o por quê? Uma frase muito simples te dá essa resposta:
Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém!
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Quando você não foca no seu público-alvo, você acaba por produzir conteúdos considerados mais “genéricos”, já que não possuem uma estratégia pensada detalhadamente para chamar atenção de quem pode se interessar pelo seu serviço/produto.
É muito comum você se pegar reclamando de um vendedor, já que o histórico da profissão pode gerar resistência nas pessoas. O relacionamento cliente-vendedor é um bom exemplo para entender a importância de conhecer as necessidades do seu público.
Com certeza você já foi a uma loja buscando um produto específico, como uma calça, por exemplo. E você precisa que seja uma calça de determinado formato e cor. A loja não tem o produto para te oferecer, então o vendedor vai buscar formas de te fazer sair da loja com uma sacola na mão, mesmo quando você sabe que a sua necessidade só seria atendida se seguisse a determinação do item solicitado. Convenhamos, todos nós sentimos essa atitude como insistente e um pouco chata, mesmo quando sabemos que o vendedor só está fazendo o seu trabalho. Entre tantos problemas da compra no mundo offline, esse sempre foi um dos mais incômodos.
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A transformação digital possibilitou autonomia ao cliente, já que o consumidor consegue realizar suas compras por si só, acessando uma loja online. O encontro de informações também se tornou mais rápido, proporcionando maior independência nos processos de escolha.
Aproveitando o Dia do Consumidor, se liga nessas 3 dicas de como atender o seu público-alvo sem ficar pra trás:
- Conheça as plataformas e a melhor forma de vender seu produto/serviço.
Ao reconhecer a persona, você terá mais facilidade para entender os canais mais adequados para vender seus produtos, já que vai conseguir verificar os principais interesses e motivações do seu consumidor, sabendo criar um diálogo que faça sentido para ele. Criar um storytelling em vídeos curtos no TikTok pode ser uma boa maneira de atingir o público mais jovem. Se seu produto está mais voltado para o mundo corporativo, um artigo no LinkedIn pode ser mais eficaz.
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- Ouça o seu cliente.
Essa é uma das técnicas mais importantes na hora de vender. Ao ouvir o consumidor, você vai poder entender melhor quais são os obstáculos que ele ainda encontra no seu produto, possibilitando uma estratégia mais certeira para evitar que o problema se repita. Ouvir e responder o seu cliente garante mais transparência e credibilidade com o público que ainda será alcançado com suas estratégias.
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- Mostre cases de sucesso
Mostrar feedbacks e cases de sucesso é uma das melhores ferramentas para garantir a atenção do seu público. Isso porque, com o avanço da internet, o consumidor passou a pesquisar cada vez mais por resenhas de produtos e serviços.
Mostre seus clientes usando seus produtos ou seguindo alguma ação proposta pelo seu serviço, deixando claro que pode fazer isso com novos consumidores.
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Agora você já se sente pronto para se tornar um ótimo vendedor?
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