Texto: Gabriella Von Flebbe – Estudante de Jornalismo.
Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.
A Comunicação Interna é muito necessária para que os colaboradores se sintam valorizados e tenham um rotina de trabalho mais leve e estimulante. No texto desta semana, entenda mais como podemos usar o Oscars – evento mundial anual – como tema de Comunicação Interna.
Boa leitura!
![](https://media.tenor.com/WwggjAm0QAEAAAAC/oscars.gif)
Primeiramente, é importante que você entenda o que é Endomarketing ou Marketing Interno. Essa área da Comunicação consiste em um conjunto de ações com o propósito de desenvolver um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores. Sendo assim, essas iniciativas podem ser campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa, políticas de benefícios para os trabalhadores e outras.
Importante ressaltar que a Comunicação Interna também serve para que a equipe se conheça melhor. Trabalhe datas como: Dia da Família; Dia da Gratidão; Dia do Amigo e etc. Os colaboradores precisam expressar sentimentos e pensamentos para que possam ter mais êxito em sua rotina.
![](https://media0.giphy.com/media/dBrZhsBDQ4X6w/giphy.gif)
Mundialmente, março é conhecido como o mês da premiação mais importante do cinema: O Oscars. Esse ano, o evento acontece na noite do próximo dia 12 e homenageia os melhores atores, técnicos audiovisuais e filmes.
E nem todo mundo seguiu a carreira artística, mas é unanime que nós nos sentimos muito bem com uma homenagem.
![](https://assets.vogue.com/photos/5891bb10dec09b18414534ea/master/w_1600%2Cc_limit/oscars-gifs-eddie-redmayne.gif)
Nesse cenário, temos um ótimo tema de Comunicação Interna!
“Mas o que posso fazer dentro da minha empresa?”
- Adapte as categorias do Oscars à realidade da sua empresa: O colaborador proativo do ano; A colaboradora que mais toma café; O estagiário do ano! – O que vale é divertir a equipe, integrá-la e fazer que os colaboradores se sintam necessários para a cultura da empresa.
E você não precisa dar uma estatueta de ouro heim?
Usar o Oscars como tema de Comunicação Interna é mais do que um gasto, mas sim um investimento para os ânimos e a energia do time. O que importa é aproveitar o Endomarketing como canal de reconhecimento, apreciação sobre o outro e, especialmente, incentivo para que se sintam importantes, necessários e únicos em um contexto empresarial.
![](https://i.pinimg.com/originals/cd/49/08/cd4908b44ae52072267d949b956c0cad.gif)
Continue acompanhando o Blog da Usina! Toda semana um novo tema sobre o mundo da Comunicação. 🙂