Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.

Uma das etapas mais importantes quando você está produzindo conteúdo para sua empresa é o Planejamento! Sem um bom Planejamento, nada vai para frente. Mas como fazer um bom Planejamento? Por onde começar? Nesse texto a gente te explica tudo!

Em primeiro lugar, o que é um planejamento?

O Planejamento é um processo muito importante para estruturar as suas ideias. Dentro de um documento – por exemplo, uma planilha do excel – você vai juntar e organizar todas as suas ideias e estratégias. É essencial ser o mais detalhista possível nessa parte, afinal, facilitará a sua vida no futuro. Você deve separar cada conteúdo, qual o assunto central dele, a data em que deve ser publicado, em quais plataformas, quais materiais você irá precisar, etc. Basicamente você vai deixar tudo pronto para produzir.

O Planejamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, o que se adequar melhor para sua realidade.

Do que um bom Planejamento precisa?

Uma estratégia bem definida! É importante lembrar que suas estratégias sempre precisam de um objetivo claro e bem delimitado. A estratégia é o caminho que você vai seguir, as metas para cada etapa. Para construir uma boa estratégia é importante ter a persona bem definida. Confira no Blog da Usina alguns dos conceitos necessários para uma boa estratégia de marketing.

Nesse passo também é essencial definir as editorias, a área e o canal de cada conteúdo. Essa parte é extremamente necessária para que você não se perca e seu Planejamento não fique uma bagunça. 

A importância do Calendário de Conteúdo! 

O Calendário de Conteúdo serve para que você organize a pauta em cada um dos seus processos, criação, produção, ajustes e, por fim, publicação. Sabendo os status de cada conteúdo, você pode ter uma visão mais clara da sua semana. 

E se você trabalha com um time, o calendário é ainda mais importante para que todos saibam o andamento de cada demanda.

Qual o melhor formato para montar um bom Planejamento de Redes Sociais?  

Teste e analise o que se aplica melhor para a sua empresa. O Planejamento pode ser feito em diversos formatos. Como:

  • Planilha do Excel; 
  • Documento do Word;  
  • Um caderno; 
  • Em uma ferramenta online, como o Trello, Asana ou o ClickUp.

Seguindo esses passos você será capaz de montar um excelente Planejamento de Redes Sociais! 👀 

Fique ligado no nosso Blog para mais dicas, explicações e tendências de comunicação e marketing. 😉 

4 Thoughts to “Como fazer um Planejamento de Redes Sociais”

  1. […] 2022 praticamentou chegou ao fim e você deve estar atento(a) sobre o que esperar de 2023 em relação ao mundo da Comunicação e Marketing. Confira as tendências para o novo ano, pesquise sobre os assuntos e estude muito. Esses elementos auxiliarão muito o seu planejamento para 2023! […]

  2. […] cenário, é importante se planejar muito bem para o Carnaval e garantir que a sua marca vai se destacar. A data, além de ser um […]

  3. […] Planejamento é o melhor amigo do Marketing de Conteúdo! Você precisa estabelecer uma estratégia, definir um […]

  4. […] Tendo um planejamento adequado, você garante que o seu conteúdo tenha qualidade e seja coeso, transmitindo sua mensagem de forma eficaz ao cliente. No Instagram, por exemplo, manter uma presença consistente, aproveitar as datas sazonais e realizar análises para otimizar suas estratégias são ações muito importantes. Quer aprender como fazer um planejamento? Continue acompanhando o Blog da Usina! […]

Deixe um comentário

dezessete − doze =