Texto: Gabriella Von Flebbe – Estudante de Jornalismo.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

O Carnaval é uma data extremamente propícia para a interação das marcas com o seu público no ambiente digital. Neste texto, vamos falar sobre como a data é fonte de engajamento nas redes sociais.

Boa leitura! 🙂

De acordo com o Facebook, no Carnaval de 2017 foram mais de 900 milhões de interações e no Instagram mais de 400 milhões – e ainda houve um crescimento de 58% das conversas sobre o tema. A rede contabilizou 63 milhões de usuários postando sobre o assunto, totalizando 710 milhões de posts relacionados à data.

No Instagram, foram cerca de 21 milhões de pessoas que responderam por 287 milhões de interações entre os dias 24 de fevereiro a 1º de março de 2017. Menções às escolas de samba e interações nas fotos dos perfis das celebridades lideraram o ranking dos assuntos nas redes sociais. Tudo isso só comprova o potencial de engajamento das redes sociais e o quanto as pessoas estão interessadas e dispostas a usá-las durante o Carnaval.

Nesse cenário, é importante se planejar muito bem para o Carnaval e garantir que a sua marca vai se destacar. A data, além de ser um momento excelente para interação e aproximação com o público já estabelecido, é uma grande oportunidade de captação de novos clientes. Utilizar hashtags, assuntos em alta ou trends que surgem no Carnaval, permitem que o alcance da sua conta aumente. Para isso, confira abaixo dicas para aproveitar bem o Carnaval como fonte de engajamento nas redes sociais.

Foque em temas estratégicos 

É essencial que você adapte o conteúdo do Carnaval à persona da sua marca. Não adianta usar qualquer conteúdo em alta e publicar nas suas redes se o seu público não se identifica com aquilo. Sendo assim, é importante conhecer bem os seus clientes e pesquisar os seus gostos.

Por exemplo, não faz sentido você produzir um conteúdo sobre Blocos de Carnaval se o seu público não gosta de participar desse tipo de celebração. Afinal, muitas pessoas aproveitam o feriado para fazer outras atividades, então você pode fazer um conteúdo voltado para viagens ou passeios.

Faça campanhas para dispositivos móveis 

O acesso às redes sociais aumenta bastante na época do Carnaval. Segundo o levantamento do Facebook, no Carnaval de 2016 o celular foi responsável por 5,9 vezes mais conteúdo que o desktop. Nesse sentido, você também precisa investir nesse formato para a sua campanha.

Aproveite os recursos próprios para o Carnaval

É muito comum as próprias plataformas das redes sociais lançem ferramentas específicas para as datas comemorativas. Fique atento(a) aos recursos, sejam filtros, hashtags ou stickers. Tudo é válido para aumentar seu alcance e divulgar a sua marca para mais pessoas!

Invista em vídeos 

Cada vez mais as redes estão priorizando os vídeos. Dessa forma, o formato é o que mais engaja e alcança. Não deixe de fora da sua estratégia!

Os Reels do Instagram têm dominado a rede, sendo um dos conteúdos com melhor desempenho na plataforma. Coloque em seu radar as trends que estão surgindo e tente visualizar de que forma elas podem comunicar sua marca. Investir em conteúdos virais é sucesso!

Expresse os valores da sua marca 

Uma ótima ideia é utilizar o Carnaval para expressar os valores da sua marca. Por exemplo, se a sua audiência é majoritariamente feminina, vale apostar em campanhas incentivando o respeito. Temáticas que envolvam alegria, espontaneidade, liberdade, criatividade e autenticidade também combinam com o momento.

Aposte no Instagram 

Só de brasileiros, a rede social possui 50 milhões de usuários. De acordo com pesquisas, o potencial de engajamento tem aumentado a cada dia. Por isso, invista em imagens incríveis, reels criativos e stories interativos – ótimo recurso para proporcionar aproximação com os seguidores. Você pode mostrar os bastidores do seu trabalho, por exemplo, como a sua empresa está preparada para o Carnaval.

Datas comemorativas são importantes para investir nas redes sociais e com o Carnaval não é diferente. É essencial que você pesquise, planeje e saiba utilizar as datas ao seu favor. Continue acompanhando o Blog da Usina para conferir mais dicas e trocas de ideia sobre o mundo da Comunicação! 

 

 

 

One Thought to “O Carnaval como fonte de engajamento nas redes sociais”

  1. […] O verão é a estação que abriga as maiores datas comemorativas, como o Natal, Ano Novo, Carnaval e etc. Por isso, é importante aproveitá-lo para gerar inúmeras pautas, ações e conteúdos para […]

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