Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.

Todo mundo que trabalha com Marketing em algum momento já ouviu um termo que não tinha ideia do que significava. Palavras em inglês, nomenclaturas diferenciadas, abreviações… O Marketing é cheio de expressões diferentes que os profissionais devem estar sempre atentos e pesquisando sobre o assunto para não deixar passar nada. 

Nesse texto vamos explicar alguns desses termos que você precisa conhecer!

1 – CTA (Call to Action) 

CTA é uma sigla em inglês que significa Call to Action (Chamada para Ação). É um recurso utilizado para influenciar o consumidor de um produto a realizar determinada ação. 

É uma estratégia necessária para as redes sociais e websites, já que assim você convence o usuário a curtir um post, compartilhar, comentar, ir para a página de um produto, assinar uma newsletter… São muitas possibilidades!

2 – E-mail Marketing 

O E-mail Marketing é o uso de e-mail para incentivar e desenvolver relacionamentos aprimorados com os clientes. Também é útil para promover produtos ou serviços, sendo um dos pilares básicos do Marketing Digital.

3 – Funil de Vendas 

Utilizando a forma de pirâmide invertida, o funil de vendas exemplifica o caminho que o consumidor percorre ao realizar uma compra. Ele é dividido em Topo de Funil (ToFu), etapa de aprendizado e descoberta; Meio de Funil (MoFu), onde ele reconhece o problema e considera a solução; e Fundo de Funil (BoFu), onde após avaliar as opções ele efetua a compra.

No Marketing Digital é necessário pensar em conteúdos para cada uma das etapas do funil.

4 – Landing Page 

Uma Landing Page, ou página de destino, é uma página em que um visitante é redirecionado após clicar em um anúncio, promoção ou resultado de pesquisa. Tem como objetivo obter os detalhes de contato do visitante em troca de e-books, ofertas de compras exclusivas, inscrição em eventos e etc.

5 – LEAD 

LEAD significa cliente em potencial. Um usuário que demonstra interesse em um produto ou serviço e é muito provável que se torne um cliente. E isso pode ser demonstrado ao compartilhar os detalhes de contato, como o endereço de e-mail, número de telefone ou as redes sociais para que se possa enviar informações adicionais.

6 – SEO (Search Engine Optimization) 

Uma das ferramentas mais utilizadas. O SEO tem como objetivo tornar um site melhor nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e etc. Já fizemos um post com o básico que você precisa saber de SEO para ajudar sua empresa e você pode conferir aqui.

7 – SEM (Search Engine Marketing) 

É uma estratégia de Marketing Digital utilizada para aumentar a visibilidade de um site nas páginas de resultados dos buscadores (SERPs). Também pode ser feito por links pagos. O Marketing do mecanismo de pesquisa também é conhecido como pesquisa paga ou PPC (pay per click). 

8 – Web Analytics 

Refere-se à mediação e análise de dados para entender o comportamento do usuário nas páginas da web. As plataformas de análise medem a atividade e o comportamento em um blog. Por exemplo: quantos usuários visitam, quanto tempo ficam, quantas páginas visitam e etc. Uma das principais ferramentas utilizadas é o Google Analytics

9 – Inbound Marketing 

Inbound é uma estratégia de Marketing utilizada para atrair visitantes e possíveis clientes. Você pode usar uma combinação de canais de Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO e mídias sociais de maneira criativa para atrair a atenção dos usuários. 

10 – KPI (Key Performance Indicator) 

KPI são pontos de dados que mostram um impacto direto no sucesso da empresa. Esses dados são rastreados, analisados ​​e usados ​​para orientar a futura estratégia dos negócios. 

É importante você anotar esses termos até pegar a prática!

Pronto, agora você pode respirar um pouco mais tranquilo na próxima reunião de Marketing! Mas não se esqueça, um bom profissional está sempre buscando mais conhecimento e se especializando.

Aqui no blog da Usina nós compartilhamos várias dicas de comunicação que você pode aplicar na sua empresa. Continue nos acompanhando! 🙂

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