Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo

O tal do Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca), costuma ser uma dor de cabeça na vida dos redatores. O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas que ajudam um site a ter um bom posicionamento na página de pesquisa do Google.  

Já falamos aqui sobre a importância do site da sua empresa ter um blog, mas não basta só encher o site de conteúdo, é preciso planejar e aplicar as técnicas de SEO. Do contrário, seria o mesmo que estar produzindo algo que ninguém vê, além de não aproveitar a oportunidade de chamar ainda mais a atenção das pessoas para o seu site.

Mas o SEO é tão relevante assim?

Para te convencer totalmente que essas técnicas são valiosas, trouxemos 3 dados: 

  • O Google possui uma participação de mercado de 97,33%, segundo dados da Statcounter
  • 75% das pessoas não vão além da primeira página do mecanismo de busca, de acordo com a HubSpot
  • Os resultados que ficam entre as 5 primeiras opções são os que recebem mais cliques, segundo o Advanced Web Ranking.  

Parece que tá valendo a pena dar uma pesquisada sobre SEO, né? Para te ajudar a colocar isso em prática, separamos algumas dicas básicas que podem melhorar o seu posicionamento no Google:

Uso de palavras-chave 

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave pode fazer muita diferença na hora de escrever seu texto. Isso porque é através dessas palavras específicas que o buscador entrega a sua publicação no momento em que alguém faz uma pesquisa. Encontrar palavras long tail também é um passo importante. Existem alguns sites que podem ajudar nessa etapa, como o Keywordtool

Use links 

O Google valoriza as publicações que tenham bastante links, mostrando que o conteúdo é bastante completo e pode ser ampliado para novas pesquisas. Isso também ajuda a melhorar o tempo de permanência das pessoas no seu site. Links externos também têm a mesma relevância para o Google na hora de rankear um resultado.

Invista nas imagens 

De acordo com dados da BrightEdge, a inclusão de um vídeo em uma postagem aumenta o tráfego orgânico dos resultados de pesquisa em 157%. As imagens também têm relevância, deixando o texto mais fácil de ser lido. O Google valoriza publicações que possuem uma linguagem simples.  

Respeite os limites de caracteres 

Nada de textão, viu? O ideal para otimização do SEO é ter no máximo 1500 palavras. Não adianta encher o texto de informação se isso for prejudicar a entrega dele nos buscadores.  

Seguindo essas dicas simples, provavelmente os seus próximos textos chegarão para mais pessoas, cumprindo o esperado de um conteúdo bem planejado e estrategicamente pensado. 

Nos acompanhe no @usinadenoticias para conferir essa e outras dicas sobre Comunicação! 

One Thought to “O básico que você precisa saber sobre SEO”

  1. […] Uma das ferramentas mais utilizadas. O SEO tem como objetivo tornar um site melhor nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e etc. Já fizemos um post com o básico que você precisa saber de SEO para ajudar sua empresa e você pode conferir aqui. […]

Deixe um comentário

4 × três =