Por Léo Varnier, Estudante de Jornalismo.

Você já percebeu que estamos em dezembro e faltam poucos dias para as festas do final de ano? Pois é, o tempo passa rápido! E, por isso, devemos estar com as nossas ações de Marketing muito bem preparadas para o Natal!

As festas do final de ano são muito importantes para todo mundo. Além de ser um momento para passar com as pessoas que amamos, também é uma ótima oportunidade para alavancar o seu negócio e aumentar as suas vendas.

Você sabia que, de acordo pesquisas realizadas pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as compras de Natal devem aumentar em R$ 53, 5 bilhões na economia do país e 40% pretendem realizar compras online? Por isso, é muito importante colocar em dia suas estratégias para ter um crescimento do seu negócio nesta época. Quer saber como aumentar suas vendas neste Natal?

Continue a leitura e confira 8 dicas!

  • Prepare o seu site 

Atualmente é muito mais fácil realizar compras online e no conforto da sua casa do que se deslocar. Bom, de acordo com os estudos Global Consumer Insights 2018, elaborado pela PWC, 41% dos consumidores brasileiros utilizam seu celular para compras na internet. Sabendo disso, é de extrema importância que o seu site esteja preparado para receber uma enorme quantidade de visitas. Atualize seus preços e produtos, coloque as informações corretas nas descrições e opte por um atendimento personalizado ao cliente. Tudo isso faz parte da fidelização do cliente. Outra dica relacionada ao preparo do site é decorar o site com novos layouts, deixando as promoções em evidência.

  • Redes sociais

Ter um bom conteúdo para divulgar em suas redes sociais também é uma ótima estratégia que pode ser utilizada como Marketing de Natal. Segundo dados do Instagram, 75% de seus usuários já fizeram compras pela plataforma. Da mesma forma como você já sabe como preparar o seu site, faça-o em suas redes sociais! Utilize-as como uma vitrine, expondo seus produtos de forma atrativa e personalizada.

  • Marketing de Conteúdo 

Utilize ainda o blog do seu site. Com a SEO otimizado e um bom conteúdo, as visitas no site podem obter mais relevância e um bom posicionamento. Não sabe o que produzir? Bom, a resposta é simples: artigos! Busque saber quais são as dúvidas de seus clientes e responda-as através do texto. Escreva sobre soluções para problemas recorrentes nas datas comemorativas, como solucioná-los e principalmente sobre promoções. Lembre-se: apenas escrever não basta. Faça textos divertidos e que prendam o leitor. Não esqueça dos botões de direcionamento para as suas outras redes sociais!

  • Orçamento 

Busque promover a sua empresa através de algum serviço de publicidade paga, como campanhas no Google, Adwords, Facebook Ads e etc. Isso trará mais visibilidade em pouco tempo considerando se o conteúdo for atrativo e de qualidade!

  • Ofertas

Quando falamos em Natal, logo buscamos promoções e ofertas. Então aproveite elas! Busque promover o que você tem em seu site para que o público se interesse, consuma e ainda passe adiante para os amigos. Opte por descontos de X%, cupons de desconto, amostras grátis, dois produtos pelo preço de um e etc.

  • E-mail Marketing 

Outra forma de comunicar-se com o seu público é através de e-mail marketing. Elabore sequências poderosas de e-mail para enviar durante o mês e atrair mais clientes. Na hora de fazer isso, é importante ter um assunto objetivo e que gere impacto para que não seja apenas mais uma mensagem de ofertas entre várias no celular do seu potencial consumidor. Sendo assim, direcione-o diretamente para a aba do produto que deseja mostrar. Dessa forma o usuário não se confunde e não pensa que está perdendo tempo.  

  • Concursos

A época de Natal é ótima para criar formas divertidas de entreter os seus seguidores e clientes, fazendo que interajam com a sua empresa. Ofereça como prêmio algo que seja desejado por muitos, por exemplo, e utilize ferramentas online para facilitar a realização do concurso. Com esta dica é possível ganhar vendas instantâneas, gerar tráfego para a loja virtual, ganhar a fidelidade dos clientes e muito mais!  

  • Clientes 

Retribua quem esteve fiel a sua empresa durante o ano! Os clientes fiéis são aqueles que, além de gerarem um resultado positivo para o seu negócio, também te ajudam no faturamento e sobrevivência. Por isso, surpreenda-o com descontos exclusivos e especiais.

Você não precisa utilizar exatamente todas as dicas citadas, mas é importante ter o seu site ou rede social preparada para receber mais visitas durante o Natal. Lembre-se de deixar tudo organizado e bem bonito para que o usuário consiga encontrar aquilo que procura com facilidade. Se você chegou até aqui, também aproveite outras dicas para vender mais no Natal.

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