Experiências Usineiras #3

#Encontro Anual da Rede Brasileira de Gestão de Imagem

A palavra axé é uma saudação religiosa do candomblé e da umbanda, que significa energia positiva – lema usineiro! E não é por acaso que embarcamos para a Bahia com esse espírito em busca de novidades, troca de experiências e integração com uma trupe fantástica de jornalistas de diversos estados brasileiros. Os sotaques dos baianos, dos cariocas, dos paulistas, dos mineiros e, claro, o nosso “gauchês” se misturaram em torno dos temas da comunicação corporativa no encontro anual da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI).

Única regra do encontro: não falar em política! A partir daí, fomos adiante no bate-papo. A pauta foi aberta com o tema da liderança. “O primeiro passo é hoje”, foi o recado do consultor Osvaldo Matos, que nos recepcionou com uma super palestra sobre liderança transformadora. Entre um camarão e outro, entramos nos debates do gigante universo da comunicação corporativa. Conhecemos cases, processos de trabalho, novas ferramentas e tendências. E o consenso geral foi: é preciso se reinventar!

A comunicação tem se transformado a cada dia, a cada hora, a cada minuto. A forma de fazer assessoria de imprensa ontem não é mais igual a de hoje e, provavelmente, já seja diferente do formato de amanhã. A velocidade da informação tem exigido adequações importantes na maneira de se relacionar com a imprensa. Um texto curto, um áudio ou um vídeo podem funcionar muito mais do que um release, ou seja, vamos direto à pauta e aos materiais produzidos e prontos. Além disso, é fundamental ter em mente que a migração dos públicos para as mídias digitais já é um fato consolidado. Isso significa que cada vez mais as assessorias de imprensa precisam ter em seus mailings vloggers, blogueiros e influencers.

Em resumo: é preciso mudar a forma de se relacionar, é preciso entregar conteúdos relevantes que atraiam a atenção do público-alvo. Temos que estar sempre a um passo à frente e se destacar na multidão de produtores de conteúdo por aí. É aí que a nossa marca e de nossos clientes farão algum sentido. Esse é o diferencial. Axé!

Agências participantes do Encontro da RBGI 2016, em Salvador:

Usina de Notícias 
Agência de Textos  (BA)
Press a Porter (SP)
IAA Comunicação (RJ)
Agência Febre (RJ/SP)
Novità Comunicação Estratégica (Campinas/SP)
Etc Comunicação (MG)
Agência de Textos  (BA)
Press a Porter (SP)
IAA Comunicação (RJ)
Agência Febre (RJ/SP)
Novità Comunicação Estratégica (Campinas/SP)
Etc Comunicação (MG)

Por Adriana Kuhn

Deixe um comentário

três × três =