Se formos traduzir de forma literal, o storytelling é o ato de contar histórias. Porém, mais do que isso, é a arte de envolver e engajar o público com uma simples narrativa.
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Não entendeu? Calma que a gente te explica!
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Atualmente as histórias estão em diversos lugares: nas novelas e séries da TV, nos filmes do cinema, e, é claro, nos livros. O que poucos sabem é que essa mesma técnica, baseada em início, meio e fim, pode ser usada também no marketing.
Com tantas estratégias possíveis para serem aplicadas, você deve estar se perguntando: por que eu preciso contar histórias TAMBÉM no marketing? Simples: para conquistar novos clientes e/ou para fidelizar os que você já tem!
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O cérebro humano se identifica muito mais com relatos pessoais do que com dados, simplesmente porque, neste caso, o storytelling aguça o sensorial de cada pessoa: visão, tato, paladar, olfato e audição. Ao ouvirem uma história narrada de forma envolvente, as pessoas se transportam para aquele lugar ou situação, e aí fica muito mais fácil se identificar!
Quando você se interessa por algum restaurante, por exemplo, opiniões deixadas por clientes que já frequentaram o local valem muito mais do que informações técnicas sobre os pratos e estrutura do estabelecimento. O mesmo vale para viagens, compra de produtos, contratação de serviços e o que mais você imaginar. As histórias que cercam uma marca sempre vão ter muito mais peso do que uma simples ação publicitária tradicional.
Ok, mas como eu faço isso?
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Vamos te ajudar listando alguns passos simples para que você comece a implantar o storytelling!
- Defina a mensagem: Primeiramente, é preciso decidir o que você quer transmitir ao seu público. Quer apresentar um novo produto? Serviço? Quer melhorar ou reforçar a imagem e valores da sua empresa junto ao seu público? Divulgar alguma ação pontual? O que você quer comunicar? (Ex: Quero lançar uma nova linha de roupas.)
- Defina a história: Depois de definir a mensagem, você precisa definir a história. Qual história poderá transmitir a mensagem que você deseja? Quem será o personagem dessa história? Seria um relato de algum funcionário, cliente, gestor, consumidor? (Ex: Para lançar minha nova linha de roupas, posso utilizar consumidores comentando sobre o produto).
- Defina os meios: Depois de ter a ideia mais ou menos montada na sua cabeça, chegou a hora de decidir onde ela será apresentada. Essa história será contada em texto, áudio ou vídeo? Tratando-se do marketing digital, o storytelling pode ser apresentado de diversas maneiras. As mais usuais são vídeos nas redes sociais ou textos bem narrados que podem, também, ser divulgados nas plataformas. Mas, a criatividade anda lado a lado com o storytelling, então use a estratégia para pensar também em novas formas de apresentá-la!
Agora, alguns cases de storytelling para te inspirar
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Agora que você já sabe o princípio, aqui vão alguns exemplos de marcas que já utilizaram o storytelling com êxito:
– Coca Cola: No ínicio de 2007, a marca já trabalhava com storytelling no projeto “Fábrica da Felicidade”, comunicando seus valores por meio de uma narrativa.
– Natura: Em 2017, a marca reuniu histórias de consultoras para inspirar outras mulheres que já trabalhavam na empresa e conquistar novas consultoras.
Ainda precisa de ajuda?
Depois desse resumão, você já está melhor em storytelling do que imagina! Utilize as técnicas e inspirações que citamos e, com certeza, sua marca vai se destacar. E, claro, se precisar de uma ajuda, a Usina de Notícias está pronta para escrever muitas histórias junto com você! Entre em contato conosco para compartilharmos energia e colocarmos a mão na massa!
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