Mais tempo em casa. Distanciamento social. Necessidade de se manter informado sobre as mudanças que estão correndo. Essas e outras realidades impostas pela pandemia do Covid-19 gerou um consumo muito maior das redes sociais nesse momento. A internet, no geral, se tornou uma das únicas formas de interação social ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de as pessoas seguirem, na medida do possível, com suas atividades. Se antes as redes sociais já ocupavam grande espaço na vida da maioria dos brasileiros, agora esse espaço só aumentou.

Um estudo global realizado pela consultoria Kantar demonstrou que a navegação na web aumentou 70% e o engajamento nas redes sociais subiu 68% nesse período. O Tik Tok está entre essas redes. Conforme o estudo, o aplicativo obteve aumento de 35% da taxa de consumo entre a geração millennials (nascidos a partir da primeira metade da década de 1980) e a geração Z (nascidos a partir da segunda metade da década de 1990).

O Tiktok é uma rede social de criação de vídeo que permite a utilização de efeitos, cortes e aplicação de diferentes áudios. O uso ganhou popularidade com as dublagens e os desafios de dança, no entanto, já existem outros tipos de conteúdo que ganham popularidade na rede. A cada semana, formas distintas de criar vídeo no Tik Tok ganham popularidade. Não há uma fórmula, o que vale é a criatividade para a montagem dos vídeos e para a utilização das ferramentas da plataforma.

Claro que algumas marcas já estão olhando para isso.

O Santander, por exemplo, já criou sua conta no Tik Tok, com conteúdo voltado especificamente para os jovens e abordando temas que estão ligados aos serviços do banco direcionados para este público.

Outras marcas estão expandindo suas campanhas para o Tik Tok, como a Natura, no último dia dos namorados. A marca utilizou as danças para anunciar o lançamento de uma nova fragrância de perfumes, com a tag #AmorComHumor.

Com certeza, o Tik Tok ainda é um terreno novo para a comunicação, mas é um bom momento para aproveitar a popularidade do aplicativo para atingir e engajar o público mais jovem. No entanto, é muito importante que o marketing de conteúdo seja muito bem pensado, para que as campanhas não caiam na Mídia de Interrupção.

Como fazer isso? Pensando muito bem o seu marketing de conteúdo e tendo algo mais a dizer além de “compre”, “confira”, “assista”. Já mencionamos aqui que é mais importante saber o que dizer do que como dizer. Então, o que trará engajamento para o seu conteúdo é a relevância dele para o público que você quer atingir, no caso do Tik Tok, os jovens. Para saber o que dizer, pense nas necessidades do seu público-alvo, nos assuntos que ele mais se atrai e nas formas como sua marca pode ajudá-lo.

Tendo o seu conteúdo definido, é hora de pensar em como você vai apresentá-lo. No caso do Tik Tok, você certamente trabalhará com vídeo. Então, é preciso pesquisar e descobrir qual formato está em alta naquele momento e adaptar seu conteúdo para este formato.

É um trabalho longo, que exige planejamento e um objetivo muito bem definido.

Se você não quiser trabalhar com o Tik Tok com sua marca ou com seus clientes, também pode utilizar só para dar umas boas risadas ou arriscar umas dancinhas.

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