Por Niágara Braga

Se há alguns anos os especialistas em comunicação e marketing diziam que o poadcast iria ser uma tendência futura e iria se tornar uma das principais formas de comunicar… Esse futuro chegou! O universo dos poadcasts está em plena expansão, se reinventando, ampliando as ofertas de conteúdo, as plataformas de acesso, os formatos de entrega.

Além dos formatos já conhecidos de programas de humor, notícias, bate-papo, diversas possibilidades são criadas a todo o momento. Recentemente, o Spotify lançou o áudio drama Sofia: uma radionovela na era dos poadcasts, como o próprio nome diz, o resgate da radionovela nas novas tecnologias. É o universo em expansão.

E o que você está perdendo ficando de fora desse universo?

A chance de atingir mais de 20 milhões de pessoas.

De acordo com levantamento do Ibope, o Brasil possui um público fiel de 16 milhões (19%) de internautas que costumam ouvir poadcasts três vezes por semana, no mínimo. Mas esse número ainda sobe para 21,5 milhões se considerarmos o acesso, ao menos, uma vez por semana.

É muita gente, não é? Será que o seu público-alvo ou cliente também não está inserido nesses milhões? O que você está perdendo ficando longe disso? Que tal conhecer um pouco mais sobre esses ouvintes? Vem com a gente!

Quem ouve poadcast no Brasil?

O mapeamento dos ouvintes brasileiros realizado pela Associação Brasileira de Podcasters, em 2019, indica que 72% do público são homens e 27% mulheres. Porém, o índice feminino está em ascensão, vem crescendo constantemente em relação aos anos anteriores.

A média de idade localiza-se na faixa entre 25 e 29 anos e os estados que mais possuem ouvintes são Rio de Janeiro e São Paulo, seguidos do Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Pará.

A pesquisa indica que os ouvintes possuem grau de escolaridade mais avançado, sendo que 31% já concluíram o ensino superior, 20% estão cursando graduação e 19% possuem pós-graduação.  

Você identificou características do seu público acima?

Talvez você precise mesmo entender mais sobre poadcast, não é? Então, vamos às informações básicas que você vai precisar para bolar uma estratégia para essa mídia!

Como chegar nesses ouvintes?

A pesquisa da Abpod identificou que entre os assuntos de maior preferência pelos ouvintes estão respectivamente: Cultura Pop, Humor, Ciência, História e Política. E que o canal mais acessado para ouvir os poadcasts é o Spotify, seguido do Poadcast Addict, Google Poadcast e Apple Poadcast.

Até aqui você já sabe qual a melhor plataforma para investir e que tipos de temáticas seria interessante se vincular. Mas como chegar até o seu público pelos poadcasts?

A maioria dos ouvintes que respondeu que sua principal fonte de indicação para novos programas é a sugestão de poadcasters influenciadores. Ou seja, aquela pessoa que já é referência para o seu público e que divulga suas preferências nas diversas redes sociais (Twitter, Instagram, TikTok, Youtube) e no seu próprio programa.

Então, aqui o caminho é o mesmo que você já faz com os influenciadores digitais Identificação dessa personalidade que pode fazer a conexão entre você e o seu público, desenvolver um relacionamento e propor parcerias.

Porém, os ouvintes afirmaram também que encontram novos programas através de busca por temáticas nos aplicativos, recomendações em portais e blogs, indicações de amigos e também ficam ligados nas hashtags.  Bom, aqui você já tem mais alguns caminhos que pode utilizar para chegar no seu público.

Gostou de ingressar no universo poadcast com a gente? Se quiser saber mais, confere no nosso Instagram @usinadenoticias alguns poadcasts sobre Marketing que vão te atualizar e ajudar a bolar estratégias para seu projeto ou negócio.

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