Por Niágara Braga

De acordo com pesquisa feita pela Opinion Box, 1 entre 4 internautas elege o Instagram como rede social preferida.

A plataforma também é indicada como a queridinha dos jovens e ocupa significativo tempo de seus usuários, que a acessam várias vezes ao dia.

É indiscutível que as marcas, principalmente as que vendem ou oferecem serviços diretamente para outras pessoas, precisam estar no Instagram. Precisam de uma estratégia sólida e elaborada de marketing, que represente sua identidade e seus objetivos.

Mas profissionais autônomos ou pequenas empresas que não contam com uma equipe especialista em marketing digital para indicar o caminho das pedras, produzir seu conteúdo e gerir suas demandas, acabam se deparando com muitas dúvidas no dia a dia. Entre elas é:

DEVO PUBLICAR MEU CONTEÚDO NO FEED OU NO STORY?

Quanto a isso, nós trazemos algumas dicas que podem ajudar.

Feed

  • Sua vitrine: Uma pesquisa da Sentient Decision Science mostrou que 68% dos usuários do Instagram no Brasil utilizam o feed com o objetivo de informação e descoberta de produtos e marcas. Por isso, é interessante que você encare o feed como sua vitrine, divulgando seus produtos e serviços, mas de forma estratégica e conteúdos atrativos.  
  • Estética e Identidade Visual: O Instagram é uma plataforma essencialmente visual. No feed é necessário que haja uma identidade visual entre os conteúdos, como uma paleta de cores, um filtro específico, uma tipografia, etc. Conteúdos direcionados ao feed precisam ser esteticamente bonitos e conversar com a identidade visual do restante dos seus conteúdos para que seja atrativo.
  • Relevância e engajamento: Apenas conteúdos relevantes ou de apelo emocional (lembranças, bebês, animais) geram bons engajamentos. Crie um conteúdo que dê vontade de seus seguidores salvarem, curtirem, comentarem e compartilharem.

Story

  • Interatividade: Essa é uma das palavras-chave nos stories. Aposte nas enquetes, perguntas e questionários. Abordar temas de interesse do seu público e convida-lo para um diálogo é sempre uma boa opção para gerar engajamento.
  • Descontração: O Instagram, no geral, é uma plataforma que permite descontração tanto no feed quanto nos stories. Porém, pelos stories serem exibidos por apenas 24h, se torna um espaço mais aberto para conteúdos divertidos. Então, aproveite também os recursos de GIFs, figurinhas, filtros e use sua imaginação.
  • Intimidade: Também pelo seu breve período de exibição, esse espaço permite maior intimidade com o público. Ex: mostrar os bastidores do seu trabalho ou algum momento de descontração.

Mas afinal, devo publicar meu conteúdo no FEED ou STORY? Nos dois. Conforme vimos, cada espaço tem suas características e é indicado para uma forma de linguagem. Uma estratégia de marketing digital deve levar em consideração ambos os espaços e trabalha-los de forma complementar!

E aí, gostou das dicas? Então nos segue no Instagram @usinadenoticias e confere mais dicas sobre marketing digital.

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