Por Niágara Braga

Você sabe o que é “fazer follow”?

Se você não é da área da Comunicação, provavelmente não vai saber. E se você é da área, é bem possível que também não saiba. Isso porque é uma expressão utilizada no dia a dia do assessor de imprensa e que, muitas vezes, não é ensinada nos próprios cursos de graduação.

Então, se você é estudante de Jornalismo, leia esse post e se prepare para sua entrevista de estágio em assessoria. Porque certamente vão lhe perguntar: “Você sabe fazer follow?”

A palavra follow significa “seguir”, se traduzirmos do inglês. E na prática da assessoria de imprensa, é mais ou menos isso mesmo. Quando “fazemos follow”, nós seguimos ou acompanhamos a sugestão de pauta que oferecemos a um jornalista ou veículo.

Ou seja, primeiramente, nós enviamos uma sugestão de conteúdo ou pauta e depois contatamos eles para saber se receberam nosso conteúdo e se pretendem aproveita-lo. Esse processo é chamado de follow up pela maioria das agências ou apenas follow.

E para você que quer iniciar nessa área do jornalismo, uma dica importante: o que auxilia muito nessa hora do follow é ter um bom mailing, com contatos diretos e acessíveis (de preferência com contatos de whatsapp, que facilitam e agilizam o trabalho).

E aí, gostou de conhecer essa expressão do dia a dia da Assessoria de Imprensa? Deixa seu comentário aqui embaixo e nos segue também no Instagram @UsinadeNoticias para mais conteúdos de Comunicação!

Deixe um comentário

um × 4 =