Por Jean Costa, Jornalista e estudante de Publicidade e Propaganda.

Uma estratégia que busca atrair e surpreender o público torna-se rentável a partir do momento em que as próprias pessoas, sejam elas público-alvo ou não, espalham a mensagem do conteúdo adiante. Com isso, é criado um “buzz” sobre o assunto, o que o torna viral. Dentro do marketing digital, isso se chama Mídia Viral, mas há também quem chame a estratégia de Marketing Viral.  

Na dica de hoje nós vamos falar um pouco sobre a mídia viral, que faz parte desta estratégia que destina o seu foco para o meio de criação de peças ou campanhas com alto grau de compartilhamento. Em resumo, para aqueles que ainda estão com dúvidas, embora o conceito de Marketing seja abrangente, falaremos aqui sobre esta estratégia cada vez mais utilizada.

Os fatos sobre a Mídia Viral

Você certamente imagina que esse conceito passou a ser adotado com o surgimento de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, mas o que não é tão conhecido assim dentro do mundo da comunicação, é que o primeiro case de sucesso estratégico de mídia viral surgiu graças ao Hotmail, o primeiro serviço de webmail da internet, mas que veio a ser substituído pelo Outlook.com.

Apesar da aplicação do termo viral não parecer algo positivo, visto que ele se refere a algo que acontece como a propagação de um vírus, a grande verdade é que a sua aplicação acaba se aplicando de uma forma até mesmo autoexplicativa, pois, para reforçar a rápida propagação das mídias, há exemplos como o sucesso de alguns vídeos do Tik Tok ou então do Reels, ferramenta que surgiu recentemente pelo Instagram e hoje é um dos maiores cases de sucesso em relação ao alcance dos conteúdos.

Legal, né?

Em resumo, a mídia viral pode se propagar através de uma peça ou campanha feita em qualquer rede social. Contudo, para isso acontecer, um bom planejamento de marketing precisa ser feito e você precisa ter conhecimento dos públicos, das tendências e de como pode atingi-los de uma forma positiva, visto que a tarefa não pode ser feita de qualquer maneira. Pode até parecer simples, mas não é fácil de tornar uma mídia viral.

Para mais dicas, acompanhe nosso Instagram @usinadenoticias. Por lá, além de dicas para você melhorar as estratégias de marketing de conteúdo, disponibilizamos diversos materiais sobre o mundo da comunicação.

Deixe um comentário

quatro + um =