Por Maria Carolina de Melo, Jornalista.

Aquela ideia que você tem no meio da rua ou no chuveiro, muitas vezes, é capaz de solucionar um desafio que está tendo no trabalho ou até mesmo para impulsionar ainda mais uma conta de rede social, por exemplo. Mas é difícil estruturá-la e transmitir para quem precisa ouvir, sabemos.

No texto desta semana, apresentamos 5 dicas de como vender as suas ideias para que o próximo ‘estalo’ que vier você consiga transmitir com clareza por aí e tenha muito sucesso!

Nosso cérebro não para de pensar em ideias, problemas e fatos. Mas, de acordo com o site Listenx, “embora uma mente criativa seja capaz de desenvolver uma boa proposta, a fantasia só ganha vida com o esforço somado de várias pessoas.”

Por isso, muitas empresas investem anos em pesquisas, testes, erros e acertos para que, finalmente, transmitam ao mundo o que pensaram de melhor para todos nós. O especialista e escritor Stevens Johson afirma que uma boa ideia raramente é fruto de uma só mente, mas são necessárias várias pequenas ideias e alguns ajustes para que um projeto promissor tome forma.

E como, então, vendemos nossas ideias para que as outras pessoas ‘comprem’ e nos ajudem nessa empreitada?

  1. Explique a oportunidade

Para explanar a sua ideia, explique a oportunidade de solução que ela trará para determinada questão. Assim, você situa quem está ouvindo para que possa assimilar do que se trata, o que pode acontecer e onde podem chegar.

  1. Fale com autoridade

Passe confiança no seu discurso, que não deve ser longo demais para não ser uma conversa cansativa, e tenha convicção na sua ideia para que outras pessoas possam ter também.

  1. Mostre dados e pesquisas

Um bom caminho para reafirmar que a sua ideia é a mais correta no momento para solucionar a questão é mostrar dados ou pesquisas que vão ao encontro da proposta. Dessa forma, você terá a concretização de que o melhor caminho é a sua ideia.

  1. Diferenciais e Solução

Na hora do seu discurso, foque em falar e enfatizar bem os diferenciais da sua ideia e a solução que ela trará para o desafio. Não é bom trazer para o momento os fatos e números negativos, por exemplo, que o problema causou. Agora é a hora de colocar a mão na massa e ter sucesso!

  1. Engaje os envolvidos

Se possível, traga a ideia bem estruturada. Isso quer dizer que com base no que você sabe e conhece do perfil dos envolvidos, você pode previamente sugerir tarefas que precisam ser executadas com os pontos fortes de cada um. Dessa forma, todos se sentirão incluídos na ideia e engajados em complementá-la com o que sabem de melhor.

Não é tão difícil vender uma ideia né? Com essas 5 dicas, muita parceria e escuta você vai longe com o seu time ou colegas. É sucesso na certa!

Agora que a sua ideia está na rua e você precisa somar forças com os seus parceiros de trabalho, saiba que trabalho em equipe é mais fácil do que você imagina.

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