Por: Caroline Escobar, Jornalista.

Das diversas formas de divulgar e firmar o reconhecimento de uma marca, o artigo opinativo sem dúvida é um dos meios que mais surte efeito. Mais do que colocar em evidência, um artigo opinativo demonstra conhecimento e propriedade sobre um tema, uma forma da marca se posicionar e ser reconhecida. Mas afinal, como um artigo opinativo impacta no reconhecimento de uma marca?

Escrever artigos para publicação na imprensa ou para o blog corporativo da empresa é uma estratégia excelente para posicioná-la como especialista na sua área de atuação. Para isso deve se levar em conta toda estrutura do processo, como o público para qual o artigo será desenvolvido, estratégia de divulgação, levantamento e embasamento de informações específicas. Toda essa estruturação aplicada de maneira correta e eficaz pode gerar uma imagem consistente e de muito valor para uma marca. 

Diferente do marketing de conteúdo, que busca nutrir, gerar tráfego, gerar leads, aumentar a probabilidade de negócios, entre outros, o artigo visa pontos diferentes e que geram posicionamento da marca: processos sociais, estratégias e a necessidade de conhecimento do público. 

Um bom artigo, bem argumentado, contribui para uma discussão alargada sobre temas que são do interesse de todos. Ou seja, todo o conhecimento técnico e repleto de informações que vão de encontro a necessidade do público, quando bem estruturado, onde as ideias estejam claras e concisas, fazem com que a marca se destaque e seja referência. Para a marca, então, é uma divulgação orgânica e que rende frutos a médio e longo prazo, pois a abrangência e a visibilidade não conseguem mensurar a proporção que o texto pode atingir. 

A credibilidade e reconhecimento fazem parte dos resultados da poção mágica chamada “artigo opinativo” e como diz o bruxo Albus Dumbledore em Harry Potter:

“Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia”.

Então, marcas, façam dos artigos um aliado, busquem o dom da palavra, apropriem-se do conhecimento do seu nicho e escrevam! 

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊  

Deixe um comentário

16 − doze =