Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.
2022 praticamente chegou ao fim e você deve estar atento(a) sobre o que esperar de 2023 em relação ao mundo da Comunicação e Marketing. Confira as tendências para o novo ano, pesquise sobre os assuntos e estude muito. Esses elementos auxiliarão muito o seu planejamento para 2023!
P.S.: É claro que você não será capaz de utilizar todas as tendências porque isso depende dos objetivos traçados previamente. Você deve analisar a persona, identidade e, especialmente, a realidade de seu negócio.
Qual a importância das tendências para o profissional de Marketing?
O objetivo do Marketing é vender, estabelecer a marca e gerar credibilidade. Nesse cenário, sem as tendências digitais não temos como prever quais serão os tipos de conteúdos em alta e as principais estratégias para alcançar mais leads.
As tendências de Marketing permitem que as empresas identifiquem possibilidades de mudança, além de ficar um passo à frente da concorrência e estar preparada para atender os pedidos e necessidades dos clientes.
De acordo com a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil, com base em: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas adotam o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
Quais são as principais tendências de marketing para 2023?
Após dois anos de uma pandemia que afetou todos os setores, o ano de 2022 foi marcado pela volta à normalidade. Então, determinar o que esperar de 2023 não é uma tarefa fácil, uma vez que as mudanças acontecem exponencialmente.
- Marketing Responsivo: Uma das principais tendências para 2023 inclui o formato dos conteúdos, já que grande parte dos usuários utilizam os celulares para acessar as redes e plataformas. De acordo com uma pesquisa da FGV, no Brasil existem aproximadamente 242 milhões de smartphones – isso indica que há mais celulares do que habitantes.
- Conteúdo Interativo: Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e participativos. Eles exigem um lugar de fala, um canal onde possam opinar, demonstrar seus interesses e reclamar sobre suas dificuldades. Sendo assim, é importante a criação de conteúdos interativos, que mostram a importância da opinião dos consumidores, como avaliações, questionários, chatbots e etc.
- Os vídeos estarão em alta: Em 2022 percebemos o grande aumento no alcance dos Reels no Instagram, fora o constante crescimento do TikTok. Em 2023 esse mercado se expandirá ainda mais e é importante estar preparado para produzir seus conteúdos nesse formato também.
- Conversational Marketing: Conversational Marketing ou Marketing de Conversação é uma estratégia que foca nas conversas com os usuários, conversas em tempo real que aceleram a passagem de seus leads pelo funil de conversão e agregam valor aos consumidores por meio de tratamento personalizado. No Brasil, onde o uso do WhatsApp tem se popularizado cada vez mais em todas as áreas, essa vai ser uma tendência importantíssima. Aqui no blog da Usina, em 2022, já falamos sobre a importância do WhatsApp nas estratégias de Marketing.
Continue acompanhando o blog da Usina em 2023 para mais dicas, explicações e estratégias na área da Comunicação! 😉
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