Texto e Entrevista: Gabriella Von Flebbe – Estudante de Jornalismo.

Fonte: Tayana Dias – Designer.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

A Pantone divulgou recentemente a cor de 2023: o Viva-Magenta. Todo início de ano, a empresa apresenta a principal cor a ser utilizada na moda e no design, afetando também a área da Comunicação. A Cor do Ano Pantone reflete trends de comportamento que as marcas precisam estar por dentro. Continue a leitura!

Mas como essa cor é escolhida? A Designer e Coordenadora de Artes Gráficas da Usina de Notícias, Tayana Dias, explica como é o processo.

“Como funciona a escolha da cor do ano?

Eles montam um time global, chamado Pantone Color Institute, onde cada integrante está em campos bem diferentes do design e em vários locais do mundo. A partir disso, eles chegam a um consenso, avaliando as tendências de comportamento e estilo até as mudanças sociopolíticas do mundo para conseguirem chegar a um acordo de qual cor vai ser escolhida. Como a própria Pantone fala, “A Cor do Ano Pantone” mostra para as empresas que a cor é um fator predominante na decisão do consumo.

Já para o consumidor, a cor oferece uma impressão consciente que só se dá por meio do uso da cor. Por exemplo: Num dia qualquer, as cores que você escolhe para usar afetam o seu humor e o seu desejo de ser percebido pelos outros. Por isso, a cor é uma parte importante da linguagem e de como nos apresentamos para o mundo.

“O que ela representa?

Segundo esses especialistas, O Viva-Magenta é uma cor corajosa, destemida, impulsiona a celebração, a alegria e o otimismo. Sendo assim, ela gera um novo rumo pra vida!

“Como as marcas podem utilizar o Viva-Magenta e como aplicar ela sem fugir da Identidade Visual da marca?”

Como o Viva-Magenta reflete tendências de comportamento do consumidor, uma sugestão para as empresas é usar o tom em um evento. Com esse tom vivo, também pode ser criado uma nova linha de produtos que seja feita especificamente com essa cor e também utilizando o logo e os elementos que representam a empresa.

Já nas redes sociais, uma sugestão é que o Viva-Margenta possa ser alinhado com a identidade da empresa, criando algum elemento que combine com a essência da marca.

“É melhor aplicar o Viva-Margenta nas redes sociais ou vale a pena investir em outros materiais?

Vale a pena investir em outros materiais também. Como ela é uma cor escolhida depois de uma longa pesquisa de tendência, moda, design e etc, ela sempre vai estar em destaque durante o ano de 2023. Ou seja, o Viva-Margenta vai estar presentes em roupas, calçados, maquiagens, então vale a pena investir em todos os meios, como: canecas, chaveiros, moleskines… Só deixar a criatividade fluir!

É importante lembrar que essa é a principal tendência de 2023, mas a Pantone também escolhe outros tons que estão em alta. Por fim, a Pantone ainda apresentou as tonalidades complementares da Viva-Magenta apelidadas de Magentaverse neste ano. 

Deixe um comentário

doze − cinco =