Por Jean Costa, Jornalista e estudante de Publicidade e Propaganda.

É verdade que o conceito de engajamento de conteúdos sofreu algumas alterações com o uso das técnicas de SEO. Hoje, a medida é mais do que necessária em toda e qualquer estruturação, seja de um blog ou e-commerce, por exemplo. O que talvez você não saiba é que o uso desta ferramenta tão importante também pode servir para quem, por vezes, não tem público-alvo estabelecido.

Vamos para o exemplo da plataforma Medium, a qual, normalmente serve para publicação de conteúdos especiais, como reportagens mais elaboradas, textos literários, entre outros exemplos. Pensando em dar mais engajamento nas publicações elaboradas dentro da ferramenta, as configurações para ampliar o alcance foram acrescentadas.

Entre as alternativas, estão a Seo Description – Descrição de SEO – que é usada no lugar da legenda nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Boas descrições de SEO contribuem para uma técnica que facilita muito o trabalho de um redator não só no Medium, como em outras plataformas. Um bom SEO, em formato reduzido, une o uso de palavras-chave e o resumo de uma história entre 140-156 caracteres.

Nem só de SEO se sustenta o engajamento

Em outro post de nosso blog, vimos algumas dicas de técnicas de SEO que podem contribuir para o aumento do alcance dos seus conteúdos. Contudo, elas contemplam uma pequena parte das alternativas oferecidas para o dia a dia de um redator.

Quem faz o uso destas estratégias de marketing digital, já notou que a qualidade do conteúdo serve como uma moeda de troca nesse ambiente de contínua expansão e engajamento. Por isso, algo que o SEO do Medium não diz, mas que potencializa o seu conteúdo diário, é o conteúdo visual – marcado pela presença de imagens e vídeos – o que consequentemente enriquece as publicações e alavanca o alcance.

Nos antigos moldes do marketing, a propaganda era a principal ferramenta para adquirir o público. Entretanto, com a evolução da internet e os avanços tecnológicos, os hábitos e costumes sofreram alterações. Agora, mais do que nunca, é preciso se aproximar das pessoas de maneira natural, por meio de publicações – as quais podem variar entre os teus textos diários ou conteúdos de blogs – com qualidade e entendendo as necessidades alheias.

Contra a maré: textos longos também têm seu valor

Entre as dicas que não podem faltar para um redator, estão os conteúdos longos. Sejam eles artigos, textos e reportagens mais elaborados, pesquisas recentes apontam que o desempenho de um conteúdo mais extenso gera mais tráfego do que uma publicação de tamanho médio. Um exemplo disso, nos leva para artigos com mais de 7.000 palavras que, segundo a plataforma Semrush, ampliaram o tráfego em quase quatro vezes mais no comparativo com publicações que variam entre 900 a 1200 palavras.

Mas, tamanho nem sempre significa qualidade de conteúdo. Por isso, lembre-se que ao escrever e desenvolver seus projetos como redator, dicas como estas são cruciais para um melhor aproveitamento de suas qualidades no cotidiano.

Nos acompanhe no @usinadenoticias para conferir essa e outras dicas sobre Comunicação!

Deixe um comentário

cinco − dois =