assessoria de comunicação tem como função básica criar e manter um relacionamento adequado entre o cliente e a imprensa. Toda empresa, organização ou instituição que busca divulgar suas atividades perante a sociedade, deve investir em uma comunicação eficiente e sólida. Para isso, é essencial que seus gestores estejam cientes da necessidade de construir este vínculo com a mídia e preparar aqueles que serão as principais fontes de notícias, chamados de porta-vozes, para o uso mais apropriado dos espaços espontâneos produzidos pelas entrevistas jornalísticas. Este processo é chamado de Media Training, serviço prestado por agências de comunicação e por assessores autônomos.

Inicialmente são planejadas estratégias de relacionamento empresarial com a imprensa, com o objetivo de compreender para qual público o cliente deseja transmitir sua mensagem e conquistar representatividade. Bem como adotar medidas de direito de resposta em momentos de gestão de crise do assessorado. O trabalho visa o treinamento de pessoas, seja grupo ou apenas um profissional, que receberá instruções de postura correta diante do vídeo e, também, como apresentar uma fala articulada, objetiva e eficaz em entrevistas para rádio e veículos de comunicação impressos.

O planejamento de conteúdos também requer atenção. Quanto mais aquilo que se quer noticiar estiver alinhado com a função profissional do porta-voz ou com os interesses da empresa, mais desenvolto o representante da instituição estará para suprir o seu papel como fonte. Entretanto, o Media Training deve ser tratado como um método permanente de aperfeiçoamento dentro da empresa para tornar o atendimento à mídia uma oportunidade de disseminar as ações e o conceito da instituição, além de garantir a participação de seus colaboradores e gestores durante o desenvolvimento desta metodologia.

Entre as orientações está como saber explanar as informações mediante uma comunicação verbal e não verbal compatível, lidar com imprevistos no local da entrevista, responder perguntas inesperadas e, muitas vezes, que atrapalham o raciocínio do entrevistado. As diretrizes que pertencem ao treinamento de mídia esclarecem como qualquer pessoa pode aproveitar de forma mais efetiva o direito fundamental à informação jornalística, tanto para informar e ser informado e, principalmente, ter autonomia de repassar a mensagem através dos meios de comunicação.

É essencial que o assessorado compreenda como a mídia contemporânea funciona para que haja a redução de tensões durante os procedimentos em TV e rádio, sejam eles gravados ou realizados ao vivo, conduzidos por um jornalista ou por vários em uma coletiva de imprensa. Não é novidade que a imprensa pode contribuir para que a sua empresa tenha credibilidade, pois ela exerce forte influência na opinião pública, assim como é considerada principal fonte de informação.

Por Paola Cunha

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