Por Carolina Rodrigues e Tayana Dias

I Love You Hearts GIF by Feliks Tomasz Konczakowski - Find & Share on GIPHY

Esquemas de cores não são nenhuma novidade para nós, mas recentemente as redes sociais tornaram essa ferramenta – essencial para as designers usineiras – em um verdadeiro dispositivo de harmonia visual!

Cores têm o poder de evocar diferentes sensações, e uma paleta bem definida não é escolhida ao acaso; ela serve exatamente para que possamos nos identificar e relacionar com essas emoções. Parece profundo? Mas é assim mesmo!

Meryl Streep Andrea Sachs GIF - Find & Share on GIPHY

Não é à toa que serviços ligados à saúde utilizam bastante o azul, que traz uma sensação de calma, ou que o vermelho seja muito utilizado por restaurantes e redes de fast food – a cor quente nos agita e estimula a fome. Os esquemas (ou, para os que trabalham mais digitalmente, paletas) de cores são um conjunto de tons pré-selecionados que podem ser sempre utilizados em harmonia.

A Usina, por exemplo, se utiliza de cores quentes como o laranja e o amarelo para demonstrar toda a nossa energia! Dá uma olhada na nossa paleta:

Uma paleta equilibrada e utilizada continuamente também ajuda na caracterização e reconhecimento de identidade de uma marca. Quem aí não reconhece na hora nossos posts no Instagram?

Mas como criar uma paleta assim? Pois existem leis de harmonização, baseadas no círculo cromático, que podem nos ajudar nisso! As duas principais são:

Cores complementares: apresentam maior contraste entre si e estão opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.

Cores análogas: tons que estão lado a lado no círculo cromático, como o laranja, o amarelo e o verde.

É importante também que a paleta tenha uma cor mais básica, como o branco ou o preto, para neutralizar a combinação.

Por falar em paleta de cores… Que achou da cor Pantone 2020?

Quando falamos de paleta de cores não podemos esquecer a queridinha de todos, a Pantone. Com certeza você já ouviu falar dela, mas caso contrário, já irá aprender agora porque ela é tão cobiçada pelos designers.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Pantone é uma empresa que desenvolveu uma escala cromática exata, ou seja, ela não muda de cor independente da superfície que for aplicada. A abrangência das cores Pantone é incrível! Além disso, a “cor do ano” da Pantone é sempre tendência no mundo do design. E depois de muito suspense, a cor de 2020 foi divulgada: Classic Blue 19-4052!

Segundo eles:

Quem aí curtiu a nova cor?

Dica de ouro para criar sua paleta

Sabe quando você entra naquele ambiente que te faz brilhar os olhos? Tire uma foto e coloque no Adobe Capture!

O AC é um app gratuito da Adobe que cria uma paleta a partir de uma imagem. Olha essa aqui, criada a partir da nossa vista aqui da Usina!

Confira também dois sites que, com certeza, ajudarão na sua escolha:

1. Adobe Color CCht

2. ColourLovers

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a paleta de cores, que tal tentar criar a sua?

Deixe um comentário

2 × quatro =