Por Niágara Braga

A pandemia do COVID-19 forjou um cenário jamais esperado, surpreendendo a todos pela sua rapidez na devastação da saúde e da economia mundial. As empresas não estavam – e talvez ainda não estejam – preparadas para lidar com o isolamento, com a suspensão da produção, a transformação no formato de trabalho, o congelamento da receita. Certamente, os prejuízos econômicos serão reflexo imediato do impacto ocasionado por essa grande crise, da qual todos sofrem.

E em tempos de desafios, as palavras-chave são: COMUNICAÇÃO e CRIATIVIDADE. Criatividade para encontrar saídas, para resolver problemas, para TRANSFORMAR algo negativo em positivo, um prejuízo em lucro! E COMUNICAÇÃO para mostrar ao público seu posicionamento, agregar valor à sua imagem, interagir e engajar. Em tempos de isolamento social, as redes sociais e os meios de comunicação são as principais ferramentas de contato social e comercial. Se uma boa comunicação já era imprescindível antes, agora ela é obrigatória!

No último post do nosso blog, falamos sobre a importância da comunicação proativa nesse momento, sobre a possibilidade de transformar os prejuízos, decorrentes do Coronavírus, em lucro de imagem. Assim como, também alertamos sobre os perigos que a sua empresa pode correr se não se posicionar corretamente, podendo até desenvolver uma crise de imagem.

Já, neste post trazemos exemplos de ações de COMUNICAÇÃO CRIATIVAS para você se inspirar! Opções adotadas por grandes empresas para driblar esse momento de crise e promover a imagem de suas marcas como responsáveis e empáticas, gerando credibilidade e engajamento com seu público.


INSPIRE-SE

MC Donald’s

A rede de fast food decidiu fechar os salões de todas as lanchonetes, atendendo apenas pedidos feitos no drive-thru ou por delivery. A criatividade do MC Donald’s não se deve tanto a essas medidas, mas à forma de comunica-las

E para anunciar essa decisão a empresa lançou uma campanha de comunicação ousada, em que transforma o símbolo de maior identidade de uma marca: o seu logo. Os arcos dourados, agora, estão separados. É claro que a atitude foi um sucesso de receptividade pelo público, gerando engajamento nas redes sociais e grande visibilidade.


Ypê

A marca de produtos de limpeza fez uma grande campanha publicitária – para transmissão no horário nobre da Rede Globo e seus canais de comunicação – para anunciar o seu – proporcionalmente grande – investimento em imagem. A Ypê passou a produzir e distribuir álcool gel gratuitamente a entidades de saúde, doar sabão em barra a comunidades carentes e se comprometeu a não aumentar o valor do sabão, mesmo diante da crise. Confira abaixo os comentários na postagem da campanha e tire suas próprias conclusões sobre o impacto no público.


Havaianas

Assim como tantas outras empresas, a fabricante de sandálias brasileira virou adepta da corrente #DistânciaSalva nas redes sociais, especialmente no Twitter, criada por publicitários a fim de conscientizar sobre a necessidade do isolamento. A participação e o engajamento da marca nas redes, reforçam sua imagem junto ao público. É uma alternativa não tão onerosa e que gera grande impacto na sua imagem.

https://twitter.com/havaianasBR/status/1240013359371759617

Oi TV

A OI TV, assim como outras operadoras de TV por assinatura, decidiu liberar diversos canais gratuitamente para os atuais usuários, para incentivá-los a ficarem em casa. Nem preciso dizer que a ação teve um impacto direto e imediato na satisfação do público, certo?


O QUE ESTAMOS FAZENDO POR AQUI!

Confira também algumas ações de comunicação que estamos desenvolvendo junto a nossos clientes para ajuda-los nesse desafio.

Associação Leopoldina Juvenil

O clube social porto-alegrense, Associação Leopoldina Juvenil, criou o #ALJcomVocê, um projeto de produção de conteúdo para se manter conectado com seu público, mesmo a distância. Um dos exemplos de conteúdo é a indicação de atividades educativas para se fazer com as crianças em casa, para que os pequenos sigam aprendendo e se divertindo de maneira instrutiva.


Sinplast/RS

O Sinplast, como forma de manter ativo seus serviços junto aos seus associados nesse momento, decidiu apoia-los a distância. A entidade fará um bate-papo online, transmitido ao vivo pelo seu canal no Youtube, sobre os desafios para exercer uma gestão eficiente em momentos de crise e os obstáculos do COVID-19 para os diversos segmentos da indústria do plástico. Com espaço para perguntas e respostas, o objetivo é gerar engajamento e estreitar a proximidade do público com o Sinplast.


O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NA SUA EMPRESA?

Se você ainda não tinha ideias sobre o que fazer para enfrentar esse desafio, espero que esse post tenha lhe ajudado.

Mas se você ainda não sabe ou precisa de ajuda, pode contar conosco!

Vamos criar juntos?

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