Por Niágara Braga
Ter o nome da sua empresa registrado de maneira positiva nos jornais ou citado em rádios e TVs é um desejo de muitos empresários. Ainda mais, se essa inserção for espontânea, sem vínculo comercial. Certo?
O que já não é algo tão simples em um cenário comum, em tempos de crise é ainda mais desafiador, pois os noticiários só se interessam por assuntos que envolvam a temática da crise. Então, como fazer para colocar sua empresa nos jornais?
![](https://media.giphy.com/media/CPskAi4C6WLHa/giphy.gif)
Não existe uma receita para isso, mas com nossa experiência de 16 anos trabalhando com assessoria de imprensa, acredito que possamos lhe ajudar.
![](https://media.giphy.com/media/5pUE8Ep8ONvTUihSqz/giphy.gif)
Como já mencionei acima, em tempos de crise os noticiários só falam sobre assuntos que envolvam o cenário em questão. Os jornalistas estão em busca de pautas que possam mostrar os impactos da crise, iniciativas surgidas a partir dela ou informações e novidades sobre a mesma. Então, qualquer estratégia que você for utilizar deve estar vinculada a essa temática.
Assim, se sua empresa resolver criar um novo produto, serviço, modificar sua forma de trabalho ou de atendimento para enfrentar o novo cenário, isso pode ser interessante para a imprensa.
![](https://media.giphy.com/media/3oKIPlLZEbEbacWqOc/giphy.gif)
Confira alguns exemplos de inserções que conseguimos junto a nossos clientes com essa estratégia.
![](http://usinadenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/04/WhatsApp-Image-2020-04-01-at-11.39.14.jpeg)
![](http://usinadenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/04/31.03.2020-ONLINE-Jornal-do-Comércio-ALJ-com-Você-1.png)
Utilizar as expertises e recursos humanos da sua empresa para informar e produzir conteúdos relevantes socialmente e vinculados à temática em questão, também é uma ótima estratégia! Ainda que sua marca não seja o foco da notícia, ela está inserida na matéria, vinculada a algo positivo, agregando valor para seus clientes.
![](https://media.giphy.com/media/mBY0lSBpDda7G4GqRi/giphy.gif)
Confira alguns exemplos de inserções que conseguimos junto a nossos clientes com essa estratégia.
![](http://usinadenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/04/JC.png)
![](http://usinadenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/04/diário-gaúcho-2.png)
![](http://usinadenoticias.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Jornal-de-Gravataí-2.png)
Como podemos ver, oferecer informações relevantes e conteúdos sincronizados com o que está sendo abordado é essencial e pode gerar ótimos resultados.
SPOILER: Essa dica não serve apenas em cenário de crise, mas em qualquer momento.
Então, a maior dica é acompanhar os noticiários, ficar atento aos assuntos debatidos e se questionar: o que minha marca pode acrescentar sobre o que está sendo tratado?
![](https://media.giphy.com/media/26BGr9uHsv9B6HzGw/giphy.gif)