Por Niágara Braga

Ter o nome da sua empresa registrado de maneira positiva nos jornais ou citado em rádios e TVs é um desejo de muitos empresários. Ainda mais, se essa inserção for espontânea, sem vínculo comercial. Certo?

O que já não é algo tão simples em um cenário comum, em tempos de crise é ainda mais desafiador, pois os noticiários só se interessam por assuntos que envolvam a temática da crise. Então, como fazer para colocar sua empresa nos jornais?

Não existe uma receita para isso, mas com nossa experiência de 16 anos trabalhando com assessoria de imprensa, acredito que possamos lhe ajudar.  

Como já mencionei acima, em tempos de crise os noticiários só falam sobre assuntos que envolvam o cenário em questão. Os jornalistas estão em busca de pautas que possam mostrar os impactos da crise, iniciativas surgidas a partir dela ou informações e novidades sobre a mesma. Então, qualquer estratégia que você for utilizar deve estar vinculada a essa temática.

Assim, se sua empresa resolver criar um novo produto, serviço, modificar sua forma de trabalho ou de atendimento para enfrentar o novo cenário, isso pode ser interessante para a imprensa.

Confira alguns exemplos de inserções que conseguimos junto a nossos clientes com essa estratégia.


Divulgação sobre o Projeto #ALJcomVocê, que explicamos no último post (Jornal do Comércio – Coluna Olha Só)

Utilizar as expertises e recursos humanos da sua empresa para informar e produzir conteúdos relevantes socialmente e vinculados à temática em questão, também é uma ótima estratégia! Ainda que sua marca não seja o foco da notícia, ela está inserida na matéria, vinculada a algo positivo, agregando valor para seus clientes.

Confira alguns exemplos de inserções que conseguimos junto a nossos clientes com essa estratégia.

Professor do Senac-RS explica como limpar adequadamente equipamentos (RBS TV – Jornal do Almoço)

Posicionamento das Vinícolas dos Altos Montes sobre assunto polêmico que envolvia o Vinho e o Coronavírus (Jornal do Comércio – Coluna Fernando Albrecht)

Professora do Senac-RS explica como driblar a ansiedade na quarentena (Diário Gaúcho – Contracapa – Coluna Mais Mulher)

Professor do Senac-RS orienta sobre como idosos podem aproveitar melhor a quarentena (Jornal de Gravataí)

Como podemos ver, oferecer informações relevantes e conteúdos sincronizados com o que está sendo abordado é essencial e pode gerar ótimos resultados.

SPOILER: Essa dica não serve apenas em cenário de crise, mas em qualquer momento.

Então, a maior dica é acompanhar os noticiários, ficar atento aos assuntos debatidos e se questionar: o que minha marca pode acrescentar sobre o que está sendo tratado?

Deixe um comentário

20 − dez =