Por: Karla Pimentel

Quantas vezes você ouviu que empreender no Brasil não é tarefa para os fracos? Muitas e muitas vezes, não é? Pois bem…e o quê dizer para esses mesmos empreendedores que tentam sobreviver em tempos de pandemia, especialmente quando já viviam em um país em crise econômica? Uma das perguntas que micro, pequenos, médios e grandes empresários devem fazer nesse momento é se está se comunicando adequadamente com a sociedade, com seus colaboradores e clientes.

Sim! Comunicação com seus públicos é imprescindível nos momentos difíceis e também uma importante ferramenta de gestão de crise. Pois sim, caro empreendedor, é preciso acionar aquele plano de gestão de crise que sua assessoria de comunicação e marketing fez em tempos de saúde e paz. Chegou a hora de tirá-lo do fundo da gaveta e colocá-lo em ação. E caso você não tenha um planejamento desses….ops! Vai ser bem mais complicado sair dessa, sinto dizer. Mas a boa notícia é que sempre dá tempo!

Um plano de gestão de crise é fundamental. Não apenas para essas situações críticas e extremas, mas para que a empresa seja transparente, responsável e mostre para a sociedade que é preocupada com seus colaboradores, com a comunidade em que está instalada, com seus fornecedores e seus clientes o tempo todo e com todo mundo.

Um bom plano de gestão de crise deve contemplar todas as perguntas e situações que podem advir das situações fora da normalidade e que atingem a empresa e seus públicos. A transparência é essencial, definir e preparar as fontes que estarão à frente da comunicação com os públicos também é fundamental. Antes da preocupação com o lucro e funcionamento, tenha em mente que sua empresa tem um papel importantíssimo na comunidade. Dá empregos, está inserida numa cadeia produtiva e impacta a vida das pessoas.

Esta consciência deve permear a conduta da empresa em todas as áreas. Num momento de crise isso deve ser destacado nas ações e na comunicação com todos.

Além da criatividade, que é característica do brasileiro, o empreendedor deve aplicar esforços em ações que possam contribuir com a sociedade e saber comunicá-las pode ajudar e muito sua empresa nesse momento crítico. Mapear possibilidades e novas maneiras de atuar também. Com certeza muitos negócios sairão melhores dessa pandemia do coronavírus se investirem num bom plano de gestão de crise.

Deixe um comentário

17 − 6 =