Por Rafaela Trajano e Niágara Braga

O isolamento social tornou-se necessário no momento atual em que estamos vivendo. Mas, embora seja fundamental, esse “confinamento” não é fácil, né? Para quem vive no mundo da comunicação, o cenário é ainda mais angustiante. Afinal, nossa área é feita de muita troca, interação e convívio: tudo que agora não podemos praticar pessoalmente.

Apesar de difícil, existem formas de enfrentar essa quarentena de forma positiva. Além do isolamento em si, outro fator que também gera ansiedade é o ócio. Então, uma das maneiras de ajudar a espantar a ansiedade é preencher esse ócio de forma produtiva.

Confere aí algumas dicas:

Aproveite os cursos online gratuitos

Nesse período de isolamento social diversas instituições de ensino passaram a disponibilizar conteúdos online gratuitamente, para incentivar que as pessoas fiquem em casa. A Universidade de Harvard está oferecendo diversos cursos em 14 áreas do conhecimento. A Estácio também abriu 16 disciplinas de forma gratuita, entre elas temas bem procurados na área da Comunicação, como Análise de Dados, Algoritmos e Computação em Nuvem. Busque os assuntos que mais lhe interessam e aproveite!


Explore uma nova rede social

Já que estamos falando de comunicação, nada melhor do que usar o tempo vago para nos atualizarmos. Você já sabe tudo sobre o LinkedIn? Já tem um perfil no Pinterest? E o Tik Tok, já baixou? Segundo pesquisas, as plataformas citadas serão tendência em 2020 e nos próximos anos. Então, nada melhor do que já sair na frente sabendo tudo sobre cada uma. 


Coloque tudo no lugar

A vida moderna é muito corrida – nem vou dizer que na área da Comunicação a velocidade parece que triplica, né? – e por conta disso, às vezes vamos resolvendo problemas e administrando nossas vidas sem, de fato, organizarmos nossas demandas e planejarmos nosso tempo. Isso também nos causa ansiedade. Que tal aproveitar esse break forçado para fazer tudo isso? Existem diversos cursos sobre gestão de tempo que podem auxiliar nessa tarefa!


Dê atenção a quem você não conseguia

Quem disse que a distância nos impede de estar perto? Felizmente vivemos na era tecnológica, em que podemos ver em tempo real alguém que está do outro lado do mundo. Então, apesar de não poder estar juntinho fisicamente, você pode sim estar conectado a quem você ama. E que tal aproveitar para retomar o contato com aquele amigo que vocês sempre ficam de “marcar”, mas o rolê nunca sai? Que tal um “role” virtual? Temos diversos aplicativos à disposição, como Google Hangouts, Skype, Jitsi e o próprio Whatsapp. Explore essas opções!


Se informe, mas também relaxe

A informação é mais do que essencial agora, mas também precisamos desacelerar. Serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globo Play são uma ótima opção para relaxarmos e, ao mesmo tempo, obtermos conhecimento. Você já explorou a sessão de documentários dessas plataformas? Que tal sair um pouco das “opções sugeridas para você” e se aventurar em novas possibilidades?


Agora que já tem muitas opções para preencher os longos dias, esperamos que a quarentena seja um pouco menos difícil para você. Por último, mas não menos importante, aqui vão algumas dicas extras: fique calmo, fique protegido e fique em casa! Nos vemos quando tudo isso passar.

Deixe um comentário

8 + catorze =