Por Carolina Rodrigues e Tayana W. Dias

Quando uma grande marca, como a BMW, mexe no seu logo, é impossível que não se torne notícia. E quando isso ainda é feito de uma forma inovadora, usando Flat Design, bom, aí merece toda nossa atenção!

Num momento em que a disputa pela visibilidade desenfreada a qualquer preço parece tomar conta das relações em todos os níveis, quando uma marca renomada resolve resgatar um design que aparentemente contraria essa linha de pensamento de cada vez adicionarmos MAIS, é importante compreendermos o que motivou essa “inovação”.

Mas, então, o que é Flat Design?

Em português, significa design plano, que busca uma abordagem mais minimalista e que defende a simplicidade e clareza em interfaces, promovendo a usabilidade.

Pode-se perceber, então, que a mudança no logo da BMW tem um forte objetivo agregado à sua produção. Seguindo a tendência do Flat Design, a marca busca ampliar seu público-alvo, desde o público mais maduro até o jovem. Eles resgatam uma tendência diretamente do universo digital, já conhecida, por exemplo, pelos usuários do Windows 8 – a Microsoft foi uma das primeiras a aplicar este estilo de forma mais radical.

Mas, afinal, o que é isso? Já que uns o amam e outros o odeiam?

Happy Sad No GIF by Cartoon Network EMEA - Find & Share on GIPHY

O Flat Design é uma tendência vinda do webdesign, onde o layout mais limpo acaba gerando arquivos mais leves e assim facilitam a navegação. Em smartphones, por exemplo, as telas são menores e precisam ter menos botões e opções mais assertivas; por isso a interface mais minimalista (plana) fica mais fácil e prática de ser usada. Destaca-se por suas formas planas e por ter um layout mais clean: excluindo tudo que é desnecessário visualmente, desde sombras, relevos, texturas e gradientes. É o “abandono” do realismo por um material mais simplificado, sem prejudicar a mensagem a ser transmitida.

Simplify The Simpsons GIF - Find & Share on GIPHY

A famosa frase “MENOS É MAIS” tornou-se uma verdade a ser observada e é muito utilizada nos dias atuais. Quando você reduz informações e deixa apenas aquilo que é essencial ao seu layout, acaba valorizando o conteúdo, e de quebra criando uma interface que pode facilmente ser mais atraente e elegante.

Sabendo disso, grandes marcas, ainda que tenham seu produto fora do universo digital, tentam se adequar ao estilo produzido pelo Flat Design. Para a BMW, é sua primeira alteração no logo em 23 anos.

Mais empresas que adotaram o Flat Design:

E você, o que achou? Prefere as versões tradicionais ou curtiu as alterações que as empresas fizeram?

Dislike Like Button GIF - Find & Share on GIPHY

Deixe um comentário

três × dois =