Por Rafaela Trajano

Engane-se quem pensa que os e-mails estão perdendo sua importância. A plataforma segue expressiva, tanto para comunicação, quanto para se informar. Por aqui, alguns clientes da Usina possuem métricas mais elaboradas em e-mails enviados do que nas redes sociais, por exemplo.

O sucesso é resultado das chamadas newsletters, boletins informativos enviados periodicamente. Se você também está interessado em utilizar a ferramenta, existem dois caminhos possíveis:

  • Curadoria: nesta opção você vai organizar as principais notícias, vídeos e links pertinentes ao seu nicho e reuni-los em um e-mail. Assim, o informativo funcionará como um curador de conteúdo e fará o papel de analisar o que for interessante ao público.
  • Conteúdo exclusivo: neste caso, você é o produtor de conteúdo! Por isso, é responsável por levar informações exclusivas às caixas de entrada. Isso não quer dizer que links, vídeos e demais itens de outros canais não possam ser utilizados, mas o foco principal do e-mail, nesta opção, é você quem produz!

Agora que já te explicamos as duas abordagens possíveis, também temos algumas dicas práticas de como deixar sua newsletter ainda melhor:

  • Tenha um bom tema ou gancho que esteja em evidência

Atualmente, o assunto mais falado do momento é um só: Coronavírus. Deste tema, inúmeras opções de assuntos podem surgir, dependendo da sua área de atuação. Além de utilizar informações atuais, uma boa dica é ficar ligado nas redes sociais. O Twitter é um ótimo termômetro para isso!

  • Utilize um título que chame a atenção

Seu título deve apresentar uma síntese do que o e-mail trará, mas, mais do que isso, pense no que poderia se destacar em uma caixa de entrada repleta de mensagens e propagandas. Pontos de interrogação e exclamação podem ajudar nessa estratégia!

  • Conecte às redes sociais

Mantenha o informativo sempre em paralelo às demais redes da marca ou empresa, seja com links diretos ou buscando o engajamento do público com enquetes e caixas de perguntas. Salientar que o conteúdo da newsletter é exclusivo também pode chamar seus seguidores para se inscreverem!  

  • Abuse do layout

Embora os informativos tenham foco em texto, você pode usar o design para construir uma apresentação positiva do seu conteúdo. Utilizando a identidade visual da marca, destaque pontos importantes e, se quiser, crie editorias para segmentar informações específicas. A principal dica é: teste formatos e avalie de que forma seu público se comporta melhor ao ler a newsletter.

  • Construa um bom mailing

Mais do que ter contatos na lista, é importante que eles sejam de qualidade. Ou seja, que se interessem pelo seu material e interajam com ele. Se você seguir os passos anteriores, isso será consequência, mas, se você está começando, a chave é a divulgação. Prepare estratégias específicas para compartilhar o novo canal e disseminar o link para inscrição!

Conseguimos te convencer sobre o papel importante do e-mail? Depois dessas dicas, você já tem o pontapé inicial para uma newsletter de sucesso. Acompanhe a gente no Instagram @usinadenoticias e confira os informativos que produzimos periodicamente!

Deixe um comentário

três + sete =