Por Tayana Dias

Você certamente já ouviu falar sobre briefing

Ops, não? Tudo bem, vamos do começo…

Certo, mas para quê fazer um briefing? Como ele irá ajudar com meu projeto?

Confused Dogs GIF by moodman - Find & Share on GIPHY

O briefing ajuda na comunicação da equipe responsável (geralmente composta por atendimento, criação e mídia) pelo planejamento e execução de um projeto. Serve como guia para que todos possam seguir a mesma direção proposta pelo cliente, durante todo o processo.

É comum, num bate-papo ou numa troca de informações, haver algum tipo de ruído na comunicação, ou seja, alguma interferência que prejudique o entendimento das partes. Se isso ocorrer pode prejudicar decisivamente a condução do trabalho. Por isso, organizar as informações mais relevantes através do briefing se faz tão necessário.   

O que ajuda a chegar em resultados mais certeiros, que vão ao encontro das expectativas, necessidades e particularidades do cliente. O briefing ajuda o trabalho a fluir, facilita o dia-a-dia da agência e orienta para um final assertivo. Então, é essencial fazer o briefing, entende-lo e segui-lo.

Daffy Duck Hello GIF by Looney Tunes - Find & Share on GIPHY

Mas fazer o briefing não vai me fazer perder tempo e atrasar o trabalho?

Slow Office GIF by Disney Zootopia - Find & Share on GIPHY

Não! O briefing serve para direcionar as ações de forma mais eficiente e entender o que o cliente deseja para determinado projeto. Por exemplo: Se apenas for solicitada uma criação sem um briefing existirá a possibilidade de o projeto ter de voltar muitas vezes para as mãos do cliente. Ele terá que revisá-lo diversas vezes e sofrerá muitas alterações, o que provocará um “ir e vir” desgastante e, aí sim, haverá uma grande demanda de tempo a mais!

Monday Raining GIF by Brimstone (The Grindhouse Radio, Hound Comics) - Find & Share on GIPHY

Porém, se for feito um briefing, a agência poderá segmentar seu conteúdo por equipe, organizar o processo de trabalho e otimizar tempo. Além do que, trará mais clareza para o projeto, pois conhecendo melhor a empresa, o mercado, o público-alvo e o objetivo do é possível ser mais assertivo, como já falamos.

dodson communications, llc GIF - Find & Share on GIPHY

Ou seja, o briefing se faz necessário para que se consiga atingir as expectativas do projeto da maneira mais precisa.

Então, por onde eu começo para fazer um bom briefing?

Não existe uma “receita padrão” de briefing.

Ele deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Resumindo, um bom briefing será aquele que contiver todas as informações necessárias e relevantes para o projeto funcionar.

Writing GIF - Find & Share on GIPHY

Certo, não existe uma receita única, mas podemos dar uma direção, não é mesmo? Então confira abaixo uma sugestão de itens, para, segundo suas necessidades, criar seu próprio briefing:

  • Dados da empresa: Serão relevantes informações sobre o histórico, a posição de sua marca em relação às outras, quais seus cases e qual o propósito dessa marca, etc.
  • Dados sobre o produto/projeto: Inicie elencando as características do produto/projeto, destaque seus diferenciais, enumere os prós e contras, qual seu objetivo e aponte referências para realizá-lo.
  • Público-alvo: Aqui, serão importantes informações sobre a faixa etária, classe econômica, local de moradia/trabalho e seus  hábitos de consumo.
  • Dados do mercado: Importante detalhar qual mercado é atingido por seu produto, como foi sua evolução e como passou por mudanças econômicas, políticas, etc.
  • Dados da concorrência: Fundamental saber quem são os concorrentes, que estratégias de comunicação e/ou marketing utilizam.
  • Verba: Ter clareza da verba disponível para execução do projeto.
  • Prazos: Organizar as estratégias relativas aos prazos de todas as etapas e determinar os deadlines.

Agora que destrinchamos um pouco mais sobre o que é e qual a importância do briefing, você já está pronto para executá-lo em seu trabalho!

Happy Birthday GIF - Find & Share on GIPHY

One Thought to “Briefing nosso de cada dia: saiba como e porquê fazer”

  1. […] nossa criatividade. É ela que nos ajuda a encontrar inspiração para trabalhar desde a parte do briefing, até a criação das artes. Porém, como diz uma música da Xuxa que voltou a viralizar no Tiktok: […]

Deixe um comentário

oito − oito =