Por Rafaela Trajano

“O Twitter ainda existe?” provavelmente você já ouviu ou até mesmo disse essa frase. A verdade é que o microblog foi tendência há alguns anos atrás, na época do seu lançamento. No entanto, naquele período, a ferramenta era usada para realmente responder a frase principal: o que está acontecendo? Utilizávamos a rede social para contar quando estávamos indo à padaria, ou para dizermos coisas bobas como: tô com fome. Hoje, algumas coisas mudaram.

O Twitter, ao contrário do que muitos pensam, virou a origem de todos os conteúdos da internet. Sim, tudo começa por lá. A notícia que você viu no jornal, o meme que está sendo compartilhado no Facebook e aquela hashtag que virou tendência por alguma razão: todas as novidades já estavam no Twitter há algumas semanas atrás.

Dito isso, nós viemos te explicar como é importante ter um perfil nessa rede, principalmente seguindo os passos de algumas marcas:

@Nubank: o banco digital é referência em tweets leves e dinâmicos, usando o humor para descontrair os assuntos burocráticos e difíceis que bancos normais geralmente carregam. Além disso, eles prestam um atendimento ágil e fácil aos clientes por meio da ferramenta, basta publicar um tweet, com sua pendência, mencionando a marca.

https://twitter.com/nubank/status/1263487966724448258

@Netflixbrasil: não é novidade que o streaming é sucesso na internet, porém, o destaque vai com certeza para o perfil do Twitter! Por lá, a Netflix abusa dos memes e está o tempo todo buscando o engajamento dos seguidores de forma certeira e humorada – e sempre consegue.


@BurgerKing: a conta utiliza ferramentas que são chave para qualquer negócio: datas comemorativas, hashtags e referências inteligentes. Além disso, no Twitter do Burger King também sempre rolam promoções exclusivas e divulgações inéditas sobre novos combos. Ou seja, a marca sabe, de fato, aproveitar a plataforma para a divulgação dos seus serviços!


@Magazineluiza: já citamos a Magalu em outros posts, no Twitter não seria diferente! A “Lu” é destaque na rede social, levando gifs, vídeos e novidades da loja a seus seguidores. Vez ou outra, ela também posta uma selfie, rs.

https://twitter.com/magazineluiza/status/1269742830077063168

Agora que você já aprendeu com os melhores, sabe, ao menos, como começar a produzir conteúdo na plataforma! Aí vão algumas dicas básicas finais para você criar sua conta:

  • Escolha um bom usuário, foto e bio (breve descrição do perfil)
  • Defina uma linguagem específica para a rede
  • Siga pessoas interessantes para manter sua timeline diversificada
  • Preste atenção aos Trending Topics, eles geralmente aparecem no canto direito da tela e trazem os assuntos mais falados do momento

Embora estejamos falando de Twitter, te esperamos lá no Instagram da @usinadenoticias para testar seus conhecimentos sobre o assunto e descobrir algumas ferramentas úteis que podem te ajudar ainda mais! Bora?

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