Por Rafaela Trajano

Meios digitais e telas podem ser os grandes astros da nossa geração, mas algumas (muitas) coisas, só um bom livro pode nos proporcionar. Na comunicação isso não seria diferente. Apesar de estarmos o tempo todo rodeados por histórias e palavras na internet, nada substitui uma obra literária de valor.

Ok, mas de que forma prática esses dois mundos se encontram: comunicação e literatura? Vamos descobrir:

Ler te faz escrever melhor: suas aulas de português da escola serão para sempre úteis, mas é com o hábito de leitura diária que você aprenderá a aplicar pontuação, concordância, acentuação e outros conceitos gramaticais e de vocabulário. Além disso, com as analogias e metáforas da literatura, seu exercício de escrita também será mais certeiro. Aproveite o hábito para aprimorar suas habilidades e coloca-las em prática também em seus textos!

Ler te faz criar melhor: quando lemos uma história, geralmente temos que idealizar o cenário, a ação, os personagens. Tudo isso contribui para a sua imaginação e criatividade, mesmo sem você perceber. Além disso, nossas ideias, pensamentos e criações surgem de acordo com o nosso repertório mental. Ou seja, quanto mais informação você consumir por diferentes meios, mais bagagem você terá para inventar coisas novas. Os livros também te ajudarão nisso!

Ler te faz compreender melhor: interpretação, senso crítico e empatia são alguns dos benefícios que a leitura também traz. O contato com outras histórias, pessoas, mundos e contextos faz com que nos tornemos mais abertos a diferentes públicos e realidades. Tudo isso pode ser aplicado da melhor forma na sua comunicação, trazendo ainda mais vínculo com aqueles que consumem o seu conteúdo.

Ler te faz produzir melhor: apesar de ainda fazer seu cérebro trabalhar, a leitura funciona quase como uma meditação. Durante o momento em que você está inserido em alguma história, seja por alguns minutos ou horas, sua mente relaxa e baixa os níveis de estresse. Aplicando o exercício à sua rotina, a prática pode ser executada em momentos de pausa e trazer ainda mais produtividade ao seu trabalho, principalmente se você atua com comunicação ou demais áreas criativas.

Aposto que você nem pensava que o simples ato de ler um livro poderia causar tantas transformações, certo? Mas não se sinta mal se ainda não aplicou o hábito na sua vida! Agora que você já sabe tudo que uma boa leitura pode fazer, que tal passar lá no Instagram @usinadenoticias para conferir dicas de livros bons para começar? Estamos te esperando!

One Thought to “Os livros como aliados da comunicação”

  1. […] importante para o aprimoramento do texto. Nós já falamos sobre isso no blog. Se quiser relembrar clique aqui e venha continuar esse bate-papo com a […]

Deixe um comentário

2 × 5 =