Por Niágara Braga, jornalista

Quem nunca teve o famigerado “bloqueio criativo”?

Pessoas que precisam utilizar de muita criatividade no seu trabalho tendem a passar por situações assim de vez em quando. E isso inclui diversas profissões e áreas, entre elas, a Comunicação. E, especificamente, para os produtores de conteúdos de redes sociais, que precisam de um volume muito grande, dinâmico e diverso de postagens, é sempre bom ter ferramentas que auxiliam a criatividade e dão apoio quando ela se esgota.

Neste post nós vamos compartilhar com vocês 5 fontes de inspiração que nos ajudam na criação de conteúdos para as redes sociais.

  • Pinterest – Esta é uma rede social que tem o objetivo de compartilhar ideias e referências. Pesquisando por palavras ou temáticas do seu interesse, você encontra diversas ideias de conteúdo e referências estéticas para se inspirar. Por ser uma plataforma pensada em compartilhar conceitos, talvez seja a principal ferramenta na hora de buscar inspiração.
  • Hashtags Você pode buscar nas redes sociais as hashtags que envolvem a temática de seu interesse e analisar as postagens que estão sendo feitas sobre o assunto. A busca por hashtags também é uma ótima ferramenta de inspiração porque você nela você encontra o que está sendo publicado de mais atual sobre o assunto.
  • Livros – Apesar de as redes sociais exigirem agilidade e serem instantâneas, isso não significa conteúdo raso. Os algoritmos comprovam que conteúdos relevantes e bem embasados, dentro de uma linguagem digital e dinâmica, possuem ótima repercussão. Dentro disso, buscar referências mais tradicionais, como os livros, podem ser uma ótima pedida.
  • Google Alerts – Esta é uma ferramenta gratuita do Google que permite criar alertas sobre assuntos de seu interesse que estejam sendo compartilhados na internet. O Google Alerts detecta sites de notícias, posts de blogs, artigos, páginas da web em geral, etc. Quando você ativar o alerta, irá receber em seu e-mail periodicamente os conteúdos compartilhados recentemente na web sobre o nicho escolhido.
  • Blogs – Assim como os livros, os blogs também são ótimas fontes de conteúdo e inspiração. Você pode utilizar o conteúdo apresentado em um blog, citando sua devida referência, transformando-o em uma linguagem dinâmica, própria para as redes sociais. Atualmente, existe uma infinidade de blogs sobre vários assuntos. Faça uma busca de blogs que podem ser referência para o seu conteúdo e utilize essa lista sempre que precisar de inspiração.

É sempre bom lembrar que se inspirar não é o mesmo que copiar ou plagiar. Não reproduza o conteúdo de outra pessoa sem indicar os devidos créditos! Além de isso ser uma falta de respeito, o plágio é crime, instituído no Código Penal, Artigo 184. Então, você buscar suas referências e criar o seu próprio conteúdo a partir delas.

E aí, gostou de nossas dicas? Para mais conteúdos, acompanhe-nos também no Instagram @usinadenoticias.

Deixe um comentário

dois × quatro =