Por Victória Lima, Jornalista.

O mundo do Social Media brasileiro CAIU!?

Vamos começar do começo. API (Application Programming Interface) é a interface de programação de aplicações, ou seja, o que permite a programação prévia de publicações. Para gerenciadores de redes sociais, esse tipo de recurso é um facilitador, pois geralmente nós (social media) trabalhamos com conteúdos previamente planejados. Após a aprovação do cliente, já podemos deixar os posts de uma semana, um mês ou até um ano previamente programados para publicação. Uhul!

O que aconteceu na última semana?

O Facebook e o Instagram (que na verdade são a mesma empresa) atualizaram suas APIs, modificando seus termos de uso. Foram alguns dias conturbados, com posts ocultados das fanpages e impossibilidade de agendamento através da plataforma mLabs (nossa fornecedora nesse caso). Quando o serviço começou a ser retomado, a notícia: com os novos termos, as ferramentas de agendamento de stories (incluindo gifs, marcações, enquetes), IGTV e Reels do mLabs foram desativadas para a plataforma, sendo possível somente a programação de publicações para o Feed, sem possibilidade de carrossel, inclusive.

Tem luz no fim do túnel?

Tem, mas tá mais para uma lanterna de pilha. Toda a mudança do API aconteceu porque o Facebook estava incluindo no Estúdio de Criação — sua própria plataforma de agendamentos de posts — o Instagram for Business (Instagram para Empresas), ou seja, agora dá para agendar publicações no Instagram através do Estúdio. No entanto, a opção existe somente para posts no Feed e IGTV, limitando muito as possibilidades. Deixo aqui meus sinceros sentimentos ao social media que precisa publicar Reels nos finais de semana e precisará faze-lo manualmente. Tamo junto!

O que o amanhã nos reserva?

Ainda não sabemos. É possível que o Instagram realize atualizações na API e volte a permitir programação de conteúdo mais completa para as plataformas de gerenciamento. É possível também que o próprio Estúdio de Criação evolua nesse sentido, permitindo programação de Stories e Reels ­­— o que, na minha humilde opinião, é o mais provável que aconteça, uma vez que a empresa está constantemente otimizando a plataforma, inclusive para promoção de posts.

Fica esperto, social media: Para utilizar o Estúdio de Criação, a conta do Instagram precisa ser a comercial (empresa ou criador de conteúdo). Além disso, é necessária a vinculação da conta com uma página do Facebook.

Deixe um comentário

dois × 5 =