Por Niágara Braga, Jornalista e graduanda em Psicologia.

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por um bloqueio criativo!

Mesmo quem tem fluência na escrita, pode passar por isso. Mas digamos que sua dificuldade não seja só em episódios momentâneos… Calma! Você não é menos inteligente do que ninguém!

Apenas ainda não desenvolveu habilidades que outras pessoas já desenvolveram, assim como também possui habilidades próprias que outras pessoas não têm.

Mas e como resolver isso? Não tem segredo, é dedicação e prática!

Para se alcançar fluência na escrita é preciso qualificar as ferramentas que você utiliza para escrever: sua linguagem, pensamento criativo e vocabulário. E para isso, é necessário investimento em leituras e exercícios de escrita.

Comece por livros, revistas ou conteúdos mais leves e atrativos para você. E depois busque acessar conteúdos diversos, de assuntos variados. Quanto mais você abrir a mente para novos assuntos, mais equipado estará de conhecimento e ideias para relacionar com os assuntos que pretende abordar.

Além de alimentar sua mente criativa, é preciso exercitá-la!

Discipline-se a exercitar sua escrita frequentemente, algumas vezes por semana. Como forma de exercício, pode escrever em algum local que só você tem acesso, um caderno, diário, um arquivo de editor de texto, até o bloco de notas serve! O importante é você dar vazão à sua criatividade, se permitir expressar seus pensamentos e suas ideias, sem julgamentos.

Depois de um tempo, você pode revisitar o seu texto e analisá-lo, observar o que poderia ser melhorado e reescrevê-lo se achar necessário. Aos poucos, você vai notando a sua evolução, tanto nas ideias, quanto no desenvolvimento do texto.

E mesmo depois que você já tenha adquirido certa fluência na escrita, saiba que pode passar por episódios de bloqueios criativos, isso acontece com todo mundo. E o que fazemos nessa hora? Nós damos algumas dicas aqui no nosso blog. Clique abaixo e confira!

Gostou do nosso bate-papo de hoje? Para mais conteúdos e dicas sobre comunicação, nos acompanhe também no Instagram @usinadenoticias.com.br.

Deixe um comentário

dois × dois =