Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo.

Atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha uma rotina lotada de coisas para fazer. Independente do seu trabalho ou vida pessoal, as tarefas que a vida adulta exige parecem quase intermináveis, além das atividades repetitivas que precisam ser completadas todos os dias.

Aqui na Usina, nós usamos alguns truques de organização que facilitam o nosso dia a dia no trabalho. Muito mais do que ser produtivo e entregar resultados, nós buscamos propor ideias criativas para as demandas dos nossos clientes. Para que tudo isso funcione, precisamos ter, além de um trabalho em equipe alinhado, um processo organizacional efetivo.

Abre o bloco de notas e anota algumas dicas:

Comece pelo começo

Não criemos pânico! Para começar a ver as suas demandas de maneira clara, é preciso definir quais são suas prioridades. Sempre faça a pergunta: “O que eu preciso fazer primeiro?”

Anotar suas tarefas e destacar por cor ou ordem é uma boa ideia que pode funcionar para pessoas que memorizam as coisas através de anotação, além de ser um recurso visual que ajuda muito a manter a organização.

Use e abuse da tecnologia  

Existem diversos aplicativos que podem servir de apoio para se organizar. Aqui na Usina nós usamos o Trello, mas existem outras opções – das mais simples para as mais completas, conforme a sua necessidade.

Estamos sempre mexendo no celular ou em algum outro aparelho eletrônico. Sendo assim, usar esses recursos como ferramenta é uma escolha mais simples e rápida do que manter anotações em uma agenda de papel ou planner.

Transforme a organização em rotina 

O planejamento deve estar na sua lista de tarefas. Tire alguns minutos do seu dia para pensar nas demandas e torne o se organizar um hábito, isso pode evitar atrasos e também o estresse do excesso de demandas para fazer.

Tire pausas ao longo do dia

De nada adianta olhar para o seu checklist de atividades e surtar com a quantidade de demandas que precisam da sua atenção. Ao longo dia, tire pequenas pausas para conseguir descansar e voltar ainda mais produtivo ao que você precisa fazer.

Parte da organização e da produtividade é entender que não somos máquinas de trabalhar.  

Faça o que funciona para você 

Existem diversos modelos de organização, que vão desde o método Pomodoro até o MTD. Entretanto, é importante saber o que funciona ou não dentro da sua rotina e das suas possibilidades. O importante para manter um planejamento é pensar sobre ele, afinal, colocar expectativas e metas irreais acabam gerando só frustração, prejudicando ainda mais a sua produtividade.  

Conheça as dicas e os métodos e faça testes, mas não se prenda a roteiros prontos e mantenha o que te ajuda a cumprir da melhor forma os seus objetivos.

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no Instagram @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊 

2 Thoughts to “5 Dicas para se organizar e ser mais produtivo”

  1. […] produtividade: Existem diversos aplicativos que ajudam na organização e planejamento de tarefas (Já citamos algumas aqui no blog). Diferente da lista do item 1, planejar faz com que você crie processos para a elaboração de cada […]

  2. […] você curtiu esse assunto, então também vai gostar de conferir 5 dicas para se organizar e ser mais produtivo que elencamos para […]

Deixe um comentário

dezoito − sete =