Por Maria Fernanda Freire, estudante de Jornalismo.
Eu, você, todo mundo já ouviu falar das chamadas soft skills. Para todas as áreas profissionais, elas são cada vez mais importantes. Esse termo, tão popular em entrevistas de emprego, não se refere a conhecimentos técnicos e acadêmicos, mas sim a habilidades que auxiliam nas relações interpessoais. Para quem trabalha com comunicação, em especial, essas capacidades são super, hiper importantes.
Foi pensando nisso que, para esse post, listamos as soft skills mais utilizadas para os profissionais da comunicação, e explicamos por que, afinal, elas são tão importantes:
1 – Criatividade: Chamar atenção e se destacar fica mais fácil quando se tem criatividade para expressar as ideias de forma inovadora! Por conta disso, a criatividade é essencial para um bom comunicador.
2 – Colaboração: No mercado da comunicação, raras são às vezes em que o profissional vai trabalhar sozinho. Geralmente, tudo é feito de forma coletiva. Saber ceder, delegar tarefas e entender de que forma você pode contribuir com o grupo é essencial e potencializa os resultados da sua equipe.
3 – Atenção para ouvir: Muito se pensa que, para comunicadores, a habilidade de falar bem é extremamente importante. Isso, de fato, é verdade. Entretanto, ser capaz de escutar de forma atenta seus colegas de equipe e clientes é tão importante quanto, e torna o trabalho mais rápido e eficiente.
4 – Gerenciamento de tempo: As demandas da comunicação são muitas e, geralmente, precisam ser cumpridas em um prazo determinado. Ser capaz de organizar seu tempo de forma funcional é essencial para que essas demandas não atrasem e ninguém saia prejudicado.
5 – Flexibilidade: A forma dinâmica como o mercado da comunicação opera é um atrativo para muitos profissionais. Não há monotonia e os dias de trabalho sempre surpreendem. Mas esse fluxo intenso e sem rotina fixa exige a capacidade de se adaptar e ser flexível. É importante entender que demandas novas podem surgir de maneira inesperada e estar disposto a cumpri-las.
Agora, para além de conhecer as soft skills, é essencial treiná-las e colocá-las em prática!
Caso você tenha interesse em saber mais dicas relacionadas com a área da comunicação, o blog da Usina está cheio de posts sobre o assunto, que podem ser bem úteis para você que está se inserindo ou deseja entrar nesse mercado! Siga nos acompanhando 🙂