*Por Maria Carolina Melo, Jornalista com Pós-Graduação em Mídias Sociais nas Organizações

Naturalmente nas viradas dos anos uma das pautas mais trabalhadas são as tendências que virão. Claro que na Comunicação não é diferente! Dessa forma, tradicionalmente a Escola Share viabiliza o evento Social Trends todo final de ciclo e trouxemos aqui nesse texto 4 tendências que você precisa saber sobre as redes sociais em 2022 que separamos para vocês do curso realizado no fim de 2021.

Boa leitura! 😉

Em 2022, os social medias terão o desafio da falta de atenção. Isso é, cada vez mais precisamos prender o usuário nos conteúdos desenvolvidos, deixando muito claro o que buscamos transmitir com o post, reels ou até mesmo stories. Aliás, a ascensão dos conteúdos casuais será neste ano e é claro que a ‘culpa’ é do famoso Tik Tok.

Outro insight é que cada vez mais os usuários têm pesquisado nas redes sociais antes de realizar uma compra – cerca de 76%. Por isso, é necessário desenvolver conteúdos de valor com provas sociais de que a marca é confiável o suficiente para ser considerada pelo possível novo cliente. Na sequência, alimentar as redes com ideias inovadoras, bem como gatilhos de descontos e novidades, fazem com que os usuários se tornem fiéis à marca.

Até aqui, contamos 2 tendências comuns entre as mídias. Agora vamos para insights mais específicos e que merecem muita atenção. 😊

3. Social Commerce

2022 é o ano da ascensão do Social Commerce – que é o nome dado para o uso das redes para vender. Nesse cenário, uma das apostas é o live commerce, que são comércios ao vivo para promover produtos, serviços e novidades que chegam. Imagine o canal de uma marca muito famosa, que demonstra eletrodomésticos e afins ao vivo. É isso! Só que nas redes.

            Benefícios do live commerce:

  • Acelera conversões;
  • Ainda mais interação entre usuários e marca;
  • Otimiza a jornada do consumidor;
  • Pode-se oferecer cupons únicos à audiência.

4. Propósito não é mais o suficiente, a obsessão é que leva para a frente!

Partindo dessa ideia, quem também está em busca de destaque é o querido Twitter. Adorado por muitos e odiado por outros, atualmente é uma das redes sociais que mais fomentam os debates e as polêmicas, além de ser a nascente de muitos memes virais da internet.

O fato é que o Twitter quer inovar e em Julho pretende lançar um módulo de vendas em formato similar ao que o Instagram e o Facebook, com o seu Market Place, propõem. Quem também está na mesma ‘vibe’ é o Tik Tok, mas no momento estão somente testando o novo recurso.

Nesse sentido, o Twitter está criando e buscando cada vez mais recursos de monetização e pretendem até desenvolver ferramentas para conteúdos em áudio. Será que faz sentido para uma rede social tão dinâmica? É o que veremos.

Em conclusão…

O Social Trends deixou muito claro que as mudanças e as melhorias para 2022 serão várias e inovadoras, cabendo ao social media estar conectado com tudo isso. Para além disso, o profissional precisa conhecer o território do seu cliente para entender como ele tem que se comunicar com os seus stakeholders. Ao contrário disso, você não conseguirá produzir conteúdo relevante que supra todas essas novas demandas, necessidades e anseios dos usuários. Chegou a hora! As marcas precisam ser produtoras de conteúdos e você, profissional de social media, precisa conduzir esse processo.

E aí, está preparado?!

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One Thought to “4 tendências que você precisa saber sobre as redes sociais em 2022”

  1. […] Os conteúdos audiovisuais se tornaram ainda mais relevantes em 2022, investir neles da maneira correta é extremamente importante, até porque, todo mundo ganha quando mais pessoas tem acesso a determinado material. Alguns dos benefícios para empresas e criadores de conteúdo são:   […]

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