Por: Gabrielle De Luna, estudante de Jornalismo. 

Vivemos rodeados por imagens e sons. A todo momento, eles chegam até nós das mais variadas formas, principalmente através das telas de celulares, tablets e computadores. E a pandemia só intensificou esse movimento. 

Quem trabalha com comunicação, e mais especificamente com assessoria de imprensa, sabe o quão importante é apresentar seus conteúdos da melhor forma possível. E com o auxílio do audiovisual, isso é cada vez mais viável. 

Nós já apresentamos aqui no blog porque é importante investir em imagens e vídeos de qualidade. Hoje, trouxemos alguns itens que reforçam a importância que o audiovisual possui na área e quais as melhores maneiras de utilizarmos essa ferramenta para divulgar os nossos clientes. 

1. Engajamento 

Quando produzidos de maneira sucinta e bem direcionada, os conteúdos audiovisuais se tornam cruciais no engajamento de uma pessoa ou marca. Já parou para pensar quanto tempo ficamos consumindo vídeos curtos no Reels do Instagram ou no TikTok?  

A dica é saber aproveitar as trends que combinem com o seu conteúdo e priorizar áudios que estiverem em alta. 

2. Praticidade 

Se você tem um conteúdo em potencial que possa ser apresentado no rádio ou na televisão, produza-o antes, se possível, – de maneira mais objetiva – e depois ofereça para os veículos. A qualidade pode não ser a mesma que a de uma grande emissora, mas seu conteúdo chamará mais atenção com áudios, fotos e vídeos do que somente com os releases. 

Antes de tentar vender seu peixe, lembre-se de ter algo bacana para apresentar! 

3. Conteúdos mais dinâmicos 

Infelizmente, sabemos que cada vez menos pessoas param para ler um texto ou assistir um vídeo longo inteiro, ainda mais de um assunto fora de seus nichos e interesses. Por isso a criação audiovisual especializada se torna crucial, principalmente nas redes sociais, com todo o excesso de conteúdo produzido e a alta velocidade com que surgem. 

Quanto mais rápido seu material puder ser apresentado, e mais rápido ele chamar a atenção do espectador, melhor! É claro, sabemos que alguns assuntos exigem maior aprofundamento, por isso é importante definir bem quem é o seu público alvo. Dessa forma, você conseguirá atingir um parcela que pode vir a se interessar pelo seu conteúdo, e ao mesmo tempo satisfará quem já vem te acompanhando. 

4. Variedade de criações 

O conhecimento audiovisual nos abre uma gama de opções de criação de conteúdos. E o melhor, hoje em dia as ferramentas para essas criações são cada vez mais acessíveis, podendo ser, muitas vezes, feitas por um aplicativo no celular mesmo.  

O canva, por exemplo, é prático e permite diversas criações de maneira gratuita. Mas antes de soltar a criatividade, certifique-se de dominar o básico! 

5. Credibilidade 

Com uma boa produção de conteúdos audiovisuais e ampla distribuição à imprensa, sua assessoria poderá contar com a maior credibilidade que o áudio e a imagem transmitem ao telespectador. 

Lembre-se de adequar os formatos para cada tipo de veículo e buscar a melhor qualidade possível do seu material. Isso leva, é claro, certo tempo e experiência de produção, take your time

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊  

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