Por: Maria Carolina de Melo, Jornalista. 

Falar de trabalho em equipe muitas vezes é assustador ou, no mínimo, desafiador. Isso porque as crenças, modos de ver as demandas e até personalidades interferem na Comunicação do time. Mas o trabalho em equipe é muito mais fácil do que você acha e vamos conversar mais sobre como isso é possível. 😊  

Atualmente é imprescindível que a empresa tenha uma equipe ampla e multidisciplinar capaz de conectar a marca com o restante do mundo. Os perfis desses profissionais são um reflexo de tudo que há de mais moderno e inovador, então se torna ainda mais desafiador lidar com essa equipe. Mesmo assim, o trabalho pode ser fácil porque os perfis dos novos comunicadores têm como premissa características humanas importantes, como a empatia.

Até um tempo atrás, isso não era prioridade entre os profissionais, conforme consta no site Mercado & Consumo

Dentro desse cenário de diferenças e propósitos em comum, é necessário traçar metas que façam a equipe trabalhar no mesmo caminho: 

  • Aumentar a presença da marca? 
  • Melhorar a Comunicação Interna? 
  • Estreitar relacionamento com stakeholders? 

Enfim! Se essas ou outras são as suas metas, o importante é a equipe, com seus perfis multis, deixar clara as suas expectivas para que ‘dancem em sincronia conforme a música’.

“Quais outras práticas podem desenvolver o time?” 

De acordo com o site Rock Content, existem seis formas de desenvolver o pessoal e que são bem simples e fáceis de executar: 

  1. Exercitar o autoconhecimento: 

Você precisa se conhecer para poder se relacionar com qualidade com os outros. Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria em si, como lidar com o feedback ou aceitar a participação e a opinião dos demais sobre as suas demandas. 

  1. Estar aberto ao novo: 

Nem sempre você está certo ou errado, as vezes a ideia do outro pode ser somente mais refinada. Por isso, esteja aberto às mudanças que podem aparecer durante a execução de uma demanda. 

  1. Conheça o outro: 

Como dito no início, conhecer-se facilita o relacionamento com o outro. Então, conhecendo o outro, você sabe como comunicar suas ideias e até mesmo pedir um auxílio. E todo mundo ganha com isso! 😊 

  1. Comunicação fluída 

O Relatório da Salesforce, de acordo com a Rock Content, indica que 99,1% dos profissionais preferem ambientes de trabalho em que as pessoas identificam e discutem problemas entre elas. Em resumo: locais com Comunicação direta e honesta. Sem a troca, é impossível desenvolver o trabalho em equipe de maneira eficiente e satisfatória. 

  1. Exercitar a escuta ativa 

Não só de falar vive o comunicador (rsrs), precisamos saber escutar ativamente, entendendo o que o outro profissional tem a dizer. É essencial ouvir, interpretar e, se necessário, fazer alguma observação ou comentário que contribua com o exposto. 

  1. Perceba o que o corpo diz também 

O corpo também diz muito sobre a Comunicação diária. Entender a mensagem que o outro está transmitindo pode contribuir na hora de dar a sugestão ou aperfeiçoar uma ideia. Afinal, isso oferece indicativos do caminho mais eficiente para a próxima ação. 

Viu como não é tão difícil o trabalho em equipe? Coloque em prática nossas dicas e verá que o seu dia e a relação com o pessoal melhorará. 😉 

Esperamos ter ajudado! 😊  

One Thought to “Trabalho em Equipe é muito mais fácil do que você acha!”

  1. […] Agora que a sua ideia está na rua e você precisa somar forças com os seus parceiros de trabalho, saiba que trabalho em equipe é mais fácil do que você imagina. […]

Deixe uma resposta para 5 Dicas de Como vender as suas Ideias – Usina de Notícias Cancelar resposta

17 + oito =