Por: Nathalia Kerkhoven, Jornalista.

Criar conteúdo, brifar uma arte, escrever releases, postar no blog da empresa… Nem sempre essas tarefas são fáceis. Para além da criatividade, é necessário ter conhecimento nos assuntos, tempo para pesquisar e, muito importante, planejar

Quanto mais atentos aos assuntos do momento, mais fácil fica planejar conteúdos e desenvolver pautas. Nós já mostramos aqui no blog um exemplo de como um conteúdo pontual anda de mãos dadas com a assessoria de imprensa, como no caso do Big Brother Brasil. Também mostramos como estar antenado nas tendências das redes sociais ajudam na diversificação das criações, que podem passar pelo texto, áudio com o podcast e vídeo no TikTok. 

É extremamente necessário ficar ligado no que está na boca do povo! Ou melhor: nos dedos do povo. Um exemplo disso é usar as produções lançadas e muito comentadas nas redes sociais, como fizemos aqui.

Mas existem ferramentas que podem ajudar a colocar tantas ideias em prática no dia a dia da produção do seu trabalho. Continua lendo para conhecer!

5 Ferramentas que vão te ajudar a produzir conteúdos 

1. Google Trends: O Google Trends nos apresenta o que está sendo pesquisado com frequência, o que está em alta, o que pode ser tendência e o que já se tornou relevante. Tudo isso de forma gratuita! 

2. Trend Topics do Twitter: Na rede social do passarinho, além de falar o que está acontecendo em 280 caracteres, é possível encontrar os principais assuntos do momento, já que é lá que muitas das conversas atuais começam e se dissipam para as outras redes sociais. 

3. Answer the Public: A ferramenta permite fazer busca por temas a partir do país e idioma. Então, o conteúdo fica mais fácil de ser produzido a partir dele, já que oferece gatilhos de pensamento, fazendo download dos resultados. 

4. Also Asked: Assim como a ferramenta anterior, o Also Asked permite buscas por país e idioma. A diferença é que as respostas aqui são apresentadas em forma de fluxograma. 

5. Quora: No Quora, o conteúdo pode ser criado a partir de perguntas feitas em fórum. É uma ótima opção para a produção ser executada com ajuda do público. 

5 Ferramentas para organizar a produção de conteúdo 

Ter a ferramenta certa para produzir conteúdos é importante, mas a organização também é fundamental na hora de colocar a mão na massa. Por isso, selecionamos 5 ferramentas que podem te ajudar nesse momento. 

1. Trello: O Trello é o queridinho dos usineiros! O aplicativo permite o gerenciamento de múltiplos projetos, possibilitando o uso individual ou em equipe. Nele podem ser feitos quadros diferentes para cada área do projeto, além de permitir listas para cada função. 

2. Google Keep: O Keep é uma ferramenta de anotações do Google. Ele é gratuito e permite a criação de notas com imagens e áudios, de forma muito prática. 

3. Notion: O Notion tem se tornado o queridinho dos profissionais que não dispensam a produtividade no dia a dia. É um planner digital, em que tudo pode ser personalizado da melhor forma para cada usuário. Pode ser criado do zero ou a partir de templates prontos.  

4. Asana: O Asana, assim como o Trello, permite a criação de listas e cartões. O diferencial aqui é que ele possui um fórum de discussões, o que facilita a organização da equipe. 

5. Evernote: O Evernote também tem semelhanças com o Trello e tem funcionalidades muito práticas para empreendedores e produtores de conteúdo organizarem suas ideias. Ele pode ser sincronizado com Google Drive, Microsoft Teams e Outlook Mail, o que garante ainda mais organização. 

Agora que você já sabe onde encontrar temas interessantes para os seus conteúdos e como organizar suas ideias, que tal começar a tirá-las do papel?

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊  

Deixe um comentário

2 × cinco =