Por: Nathalia Kerkhoven, Jornalista.

Com o crescimento e popularização da internet, vemos cada vez mais novidades chegando ao online. É comum que, a todo momento, surjam nas redes sociais aquelas brincadeiras que viram piada e diversão em diferentes perfis e segmentos.  

E assim, vai se disseminando como um vírus e, algo que surgiu em um programa de televisão, pode ir parar nas redes sociais e bombar.  

Estes são os memes

Os primeiros memes a se popularizarem no Brasil foram os Rage Comics, que surgiram no Reddit e logo chegaram ao Facebook, tomando conta da rede social. 

A partir daí, qualquer acontecimento se tornou propício a virar meme. Jogos de futebol, novelas, reality shows e vídeos de redes sociais. Nós já falamos sobre como investir no Tiktok e é nessa rede social, inclusive, que muitas trends – tendências do momento – surgem e viram memes. Em alguns casos, um vídeo com áudio original viraliza tanto, que novos usuários viralizam com dublagens.  

Já no Instagram, com o início da campanha de vacinação contra COVID-19, por exemplo, diversos perfis aproveitaram para comunicar o público sobre as faixas etárias se utilizando de memes e elementos da cultura pop para chamar atenção.  

Créditos: Prefeitura de Taubaté – SP

Como um meme pode ajudar minha empresa? 

Dentro de uma estratégia de comunicação, é muito importante entender como a persona do seu nicho se comunica. Por isso, pensar qual a melhor forma de ter retorno dos seguidores no engajamento do seu perfil é essencial. Quando o público se identifica com a comunicação da marca, a tendência é que a publicação tenha muitos comentários, compartilhamentos e marcação de outros perfis.  

Usar dos memes na divulgação de seus serviços e produtos é uma forma de chamar atenção do consumidor, propondo assim, um melhor posicionamento da empresa diante de concorrentes. Além disso, a tática pode trazer um alcance orgânico para o site da empresa, já que suas redes sociais já despertaram interesse. 

E agora, qual a melhor forma de usar um meme? 

1. Seja original! Diversas páginas da internet disponibilizam vídeos engraçados que podem ser usados nas suas redes sociais. No Twitter, por exemplo, o perfil “Acervo Novelas” viralizou com pequenos trechos de novelas brasileiras que servem como memes, sendo compartilhados nos mais diversos contextos e com diferentes fins, gerando comunicação entre os seguidores. 

2. Fique ligado no que está em alta! O Big Brother Brasil é um ótimo exemplo de como os memes podem ajudar. Já contamos aqui no blog como o programa pode andar de mãos dadas com a comunicação corporativa. 

 3. Pesquise! Muitas coisas que viralizam na internet hoje, são fruto de materiais que já existem. Um exemplo: não deixe de procurar referências de filmes e séries que tenham núcleos com narrativa que envolvem seus serviços ou produtos.  

4. Se aproxime do seu público! Aproveite os virais da internet adaptando para o seu próprio negócio, deixando sua cara na marca. As pessoas gostam de ver quem está por trás do perfil e das atividades exercidas. Aqui na Usina de Notícias nós já testamos e deu super certo!  

5. Não fuja do seu nicho! Saber usar o que está ao seu alcance é muito importante, mas é necessário se manter com foco no público que você quer atingir. Adeque os memes à realidade da sua empresa e veja os resultados. 

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊 

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