Por Gabriella Von Flebbe, Estudante de Jornalismo.
Uma das etapas mais importantes quando você está produzindo conteúdo para sua empresa é o Planejamento! Sem um bom Planejamento, nada vai para frente. Mas como fazer um bom Planejamento? Por onde começar? Nesse texto a gente te explica tudo!
Em primeiro lugar, o que é um planejamento?
O Planejamento é um processo muito importante para estruturar as suas ideias. Dentro de um documento – por exemplo, uma planilha do excel – você vai juntar e organizar todas as suas ideias e estratégias. É essencial ser o mais detalhista possível nessa parte, afinal, facilitará a sua vida no futuro. Você deve separar cada conteúdo, qual o assunto central dele, a data em que deve ser publicado, em quais plataformas, quais materiais você irá precisar, etc. Basicamente você vai deixar tudo pronto para produzir.
O Planejamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, o que se adequar melhor para sua realidade.
Do que um bom Planejamento precisa?
Uma estratégia bem definida! É importante lembrar que suas estratégias sempre precisam de um objetivo claro e bem delimitado. A estratégia é o caminho que você vai seguir, as metas para cada etapa. Para construir uma boa estratégia é importante ter a persona bem definida. Confira no Blog da Usina alguns dos conceitos necessários para uma boa estratégia de marketing.
Nesse passo também é essencial definir as editorias, a área e o canal de cada conteúdo. Essa parte é extremamente necessária para que você não se perca e seu Planejamento não fique uma bagunça.
A importância do Calendário de Conteúdo!
O Calendário de Conteúdo serve para que você organize a pauta em cada um dos seus processos, criação, produção, ajustes e, por fim, publicação. Sabendo os status de cada conteúdo, você pode ter uma visão mais clara da sua semana.
E se você trabalha com um time, o calendário é ainda mais importante para que todos saibam o andamento de cada demanda.
Qual o melhor formato para montar um bom Planejamento de Redes Sociais?
Teste e analise o que se aplica melhor para a sua empresa. O Planejamento pode ser feito em diversos formatos. Como:
- Planilha do Excel;
- Documento do Word;
- Um caderno;
- Em uma ferramenta online, como o Trello, Asana ou o ClickUp.
Seguindo esses passos você será capaz de montar um excelente Planejamento de Redes Sociais! 👀
Fique ligado no nosso Blog para mais dicas, explicações e tendências de comunicação e marketing. 😉
[…] 2022 praticamentou chegou ao fim e você deve estar atento(a) sobre o que esperar de 2023 em relação ao mundo da Comunicação e Marketing. Confira as tendências para o novo ano, pesquise sobre os assuntos e estude muito. Esses elementos auxiliarão muito o seu planejamento para 2023! […]
[…] cenário, é importante se planejar muito bem para o Carnaval e garantir que a sua marca vai se destacar. A data, além de ser um […]
[…] Planejamento é o melhor amigo do Marketing de Conteúdo! Você precisa estabelecer uma estratégia, definir um […]
[…] Tendo um planejamento adequado, você garante que o seu conteúdo tenha qualidade e seja coeso, transmitindo sua mensagem de forma eficaz ao cliente. No Instagram, por exemplo, manter uma presença consistente, aproveitar as datas sazonais e realizar análises para otimizar suas estratégias são ações muito importantes. Quer aprender como fazer um planejamento? Continue acompanhando o Blog da Usina! […]