Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo.

Que é bom ter muitos contatinhos todo mundo sabe, mas definitivamente os comunicadores são os mestres em colecionar contatos e sempre saber para quem ligar.

Quem trabalha com assessoria de imprensa já sabe que desde o envio de pautas até o famoso follow é preciso ter uma certa proximidade com os veículos e jornalistas. Essa necessidade aumentou ainda mais com a pandemia, com todo mundo trabalhando em casa. Afinal, conseguir contatar diretamente os profissionais fazia toda a diferença na hora de conseguir uma inserção na mídia. 

Na prática: como fortalecer a sua lista de contatos?

Para construir um bom mailing é preciso começar primeiro pelo conteúdo. Os veículos recebem centenas de sugestões de pautas por dia. Por que a sua merece ser publicada em detrimento de outra? É importante manter o contato dos jornalistas ‘na manga’ na hora de vender uma pauta, mas para além disso, ter certeza que o material enviado é relevante é tão importante quanto.

“Sem um bom relacionamento não se consegue nada, mas também não se consegue nada se a pauta for ruim, se não for do interesse do público. Por melhor que seja o relacionamento, o jornalista não vai usar a pauta se a mesma não tiver relevância ou, pelo menos, não for interessante, divertida, diferente, inédita.” 

Karla Pimentel, Jornalista e Usineira.

É imprescindível ter informações boas. Outra estratégia é realizar o envio de pautas exclusivas para os veículos em que existe a vontade de se construir uma relação duradoura. Tratar o jornalista de modo diferenciado sempre, mostrar que é importante para você que a sua pauta esteja publicada no veículo em que ele trabalha.

Além disso, a assessoria de imprensa é uma relação de troca entre jornalistas. Se algum veículo solicitar algum material, esteja preparado! Não dá para esperar que as suas pautas sejam sempre publicadas, se quando o jornalista precisa de algo, você não se disponibilizar para tentar entregar. Entender essa relação de troca é um passo importante para fortalecer ainda mais a sua lista de contatos e firmar a sua credibilidade enquanto profissional. 

O mailing é uma ferramenta básica do assessor de imprensa e não é da noite para o dia que se cria uma relação com veículos e profissionais da mídia. Entender que o networking vai muito além de números em uma planilha do excel é um passo importante para se tornar um profissional mais qualificado e estabelecer relações fortes com a imprensa.

Deixe um comentário

quinze − 13 =